CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, novembro 26, 2022

CORPO DE BOMBEIROS DO AMAZONAS

 Ontem, o quartel central do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) engalanou-se para festejar sua emancipação, conjuntamente com o aniversário de instalação deste serviço na capital amazonense. Na ocasião, fez uso de todo o estoque de medalhas que foram distribuídas às centenas, beneficiando homens e mulheres da administração. Além de pastores de diversas igrejas e membros de outras corporações federais, estaduais e municipais.

Detalhe da tropa na formatura

Ainda serviu para a inauguração de um painel com rápidas passagens dos Bombeiros Militares e a abertura de uma restaurada galeria dos comandantes. Nela incluídos os veteranos dos Bombeiros Municipais, e, numa deferência especial, a foto do comandante Ventura, que conduziu os Voluntários na década de 1950.

Como parte da formatura, ouviu-se dois discursos: do comandante-geral do Corpo, coronel Orleilso Muniz, e do Secretário de Segurança. Ao me referi a discursos, fiz em razão de que a Ordem do Dia deixou de existir. A Ordem era uma página militar narrando o fato comemorativo, com absoluta disciplina, sem expor elogios a terceiros. E mais, era lido pelo Ajudante-Geral, uma espécie de secretário da caserna. No entanto, foram discursos de improviso repletos de elogios às autoridades governamentais. Esquecendo-se de felicitar o denodo dos “homens e mulheres do fogo”.

Sei que o CBMAM não possui um corpo de músicos, daí a necessidade de recorrer à Força Estadual. No entanto, o grupo de músicos da PM presente demonstra a pouca relação entre estes órgãos da Segurança Pública. Também não se viu uma representação daquela corporação.

Apesar dos senões anotados, o trabalho do coronel BM Muniz deve ser ressaltado, pois o quartel passa uma reforma estrutural de qualidade, lembrando enfim que o quartel da rua Codajás foi construído em 1974.

Os Bombeiros Militares amazonenses tiveram sua emancipação há 24 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário