CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, agosto 15, 2020

FOLHINHA DE AGOSTO

Para lembrar alguns acontecimentos do mês de agosto, tido como azarento ou do desgosto (para rimar). 

14 (ontem)

1926 – Falece em Manaus, estando sepultado no cemitério de São João Batista, Doutor Astrolábio Passos, médico fundador da Universidade Livre de Manaus, em 1909.

1951 – Nasce em Manaus dr.  Robério dos Santos Pereira Braga. Bacharel pela Faculdade de Direito do Amazonas e outros títulos acadêmicos. Exerceu o mandato de vereador, ocasião em foi relator da Lei Orgânica de Manaus. Foi presidente da extinta Emamtur (Empresa Amazonense de Turismo) e depois Secretário de Cultura do Estado, por duas décadas. Membro do IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas), tendo exerceu a presidência por um decênio. E da Academia Amazonense de Letras, em que ocupa a poltrona 22 e, em nossos dias, exerce a presidência pela segunda oportunidade. Pertence ainda a outras entidades literárias. Autor de diversos livros, em particular, sobre a história amazonense.

2001 – Falece em Brasília (DF) José Menezes Ribeiro, nascido em Parintins (AM), que, casado com Darlinda Menezes, gerou numerosa descendência, da qual se destaca o médico Euler Ribeiro, que foi secretário de Saúde do Estado e integrante da Câmara Federal. O falecido era competente membro da maçonaria em Manaus.

15 (hoje)

1861 – Saiu de Manaus (AM), viajando no vapor Pirajá, sob o comando do tenente da Armada Rufino Luís Tavares, uma expedição destinada ao estudo do rio Negro. Na chefia, seguiu o engenheiro militar Joaquim Leovigildo de Souza Coelho, que em 31 de dezembro apresentou o Relatório sobre as Povoações do rio Negro

1936 – Nasce em Iranduba (AM), o desembargador Hossanah Florêncio de Menezes. Bacharel pela Faculdade de Direito do Amazonas, ingressou na magistratura em 1972, como Juiz de direito de Eirunepé. Transferido para Humaitá, de onde, em 1979, foi promovido para a Capital. Enfim, alcançou a Alta Corte por merecimento em 1995.


1998 – Inauguração da agência Djalma Batista do Banco do Brasil, situada na avenida de mesmo nome.

16 (amanhã)

1874 – Lançamento da pedra fundamental do hospital da Sociedade Portuguesa Beneficente, inicialmente na praça Uruguiana, atual de General Osório. O hospital, todavia, acabou sendo construído na av.  Joaquim Nabuco.

1971 – Toma posse no Tribunal de Justiça do Amazonas, o desembargador José de Jesus Ferreira Lopes, que foi presidente deste Poder em 1976.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário