CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, agosto 06, 2020

ODACI OKADA (1946-2010)

"O amor não conhece sua própria intensidade

até a hora da separação." Khalil Gibran

 A frase do profeta Khalil Gibran ilustra bem o momento em que todos estamos vivendo com a despedida do nosso querido Odaci de Lima Okada. Pois o homem ao encaminhar, escreve a sua história.

O Odaci, que para a sua esposa Calmi era simplesmente o "Oda", o seu "bem", o seu companheiro de uma vida inteira, de um casamento de quase 47 anos e o seu eterno namorado de uma união de mais de 50 anos.

O Odaci, que para os seus filhos Karla e Patrick sempre foi o pai amigo, amoroso, conselheiro, o porto seguro de todas as horas. O pai exemplo de honestidade, honradez e bondade.

O Odaci, que para o seu neto Matteus sempre foi o avô dedicado, atencioso, o avô que, enquanto teve condições de saúde, pegava o seu netinho na escola e não media esforços para desfrutar de sua companhia.

O Odaci que rapidamente conquistou a admiração, o amor e o respeito de seu genro Kalil e sua nora Mayra.

O Odaci irmão, o Odaci cunhado, o Odaci compadre, o Odaci padrinho, o tio "Oda", que humildemente conquistou o carinho e o respeito de toda a sua família, sempre com seu bom humor, seu sorriso fácil, suas piadas, seus conselhos e sua ajuda a quem precisasse.


O Odaci de inúmeros amigos, de muitas pescarias, de muitos karaokês, de muitos festivais de Parintins, de muita animação, de muitas festas do Garantido.

O Odaci, coronel Okada, que sempre exerceu com muita dedicação e honrou todas as atribuições e responsabilidades que recebeu durante a sua carreira militar. Período em que galgou muitos cargos de comando na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Chefia da Casa Militar do Amazonas. Na sua profissão também conquistou muitos amigos, muitos companheiros, para os quais era carinhosamente chamado de "Kokadinha".

O Odaci, guerreiro de muitas lutas contra uma doença devastadora que, com seu exemplo de garra, determinação e amor à vida, impressionou e conquistou o carinho e a admiração dos seus médicos, enfermeiros, cuidadoras e de todos os profissionais de saúde que o ajudaram durante a sua jornada.

Todos esses Odacis são o motivo de nos reunirmos para expressar nossas eternas saudades. Hoje, o nosso Odaci de Lima Okada não possui mais forma, peso nem tamanho. Mas, o que ele foi está espalhado, vivo dentro de cada um de nós, em nossas boas lembranças.

Para finalizar, mais um trecho de Khalil Gibran:

"Adeus a vocês e à juventude que com vocês vivi.Ainda ontem nos conhecemos em sonho.

Vocês cantaram para mim em minha solidão, e com seus anseios construí uma torre no céu.

Agora, porém, nosso sono se foi e nosso sonho acabou, e já não é mais manhã.

O meio-dia chegou, e nosso breve despertar se tornou dia pleno, e devemos partir.

Se no crepúsculo da memória nos encontrarmos uma vez mais, falaremos juntos mais uma vez, e vocês cantarão uma canção mais profunda.

E se nossas mãos se encontrarem em mais um sonho, construiremos mais uma torre no céu."

Se estas são palavras obscuras, não tentem torná-las mais claras. Obscuro e nebuloso é o começo de todas as coisas, mas não o fim.

E quero que se lembrem de mim como um começo..."

 


2 comentários:

  1. Obrigado Coronel por sempre honrar a memória do meu pai. Seu blog é um tesouro para todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela referência, ainda possuo mais anseios de homenagear ao amigo-camarada Odacy Okada. Penso em recolher ajuda para dar o nome dele ao Batalhao situado em Parintins. Vou contar com você.

    ResponderExcluir