CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, agosto 30, 2020

BENEFICENTE PORTUGUESA: NOTA HISTÓRICA

 Este detalhe para a história da Beneficente Portuguesa recolhi do Jornal do Commercio. Todavia não possuo o melhor: a data da publicação. Assim, rogo o perdão, se algum pesquisador sobre nossa história necessitar de mais detalhes. 

Vista parcial do hospital Beneficente Portuguesa


A 5 de agosto de 1875, em sessão da diretoria da Portuguesa Beneficente, ficou resolvido que se construísse um pequeno teatro no local do pavilhão acima referido. Houve chamada de concorrentes para o serviço, apresentando-se o sr. Manoel Luiz Fontão que se propôs a realizar o trabalho mediante o pagamento de 700$000, excluído o material preciso.

A planta do teatro a fez o dr. Alexandre Haag.

Frontão teve o contrato da obra que ficou a contento da diretoria da Sociedade.

Concluído o teatro, acharam os dirigentes da Portuguesa Beneficente que proveitoso seria e se tornava necessário a organização de um grupo de curiosos que desse algumas recitas em a nova casa de espetáculos.

Para tal fim, isto é, para levar a efeito o que almejava a diretoria quanto à formação desse grupo foram designados, em sessão de 3 de outubro de 1875, os sócios Manoe Joaquim Machado e Silva, Manoel José Gomes de Lima e Domingos d'Almeida Souto.

Em dezembro foi dado o primeiro espetáculo, encarregando-se da passagem dos bilhetes os srs. comendador Souza Mesquita, Marçal Gonçalves Ferreira e José Teixeira de Souza.

De 1875 a 1877, trabalharam no teatrinho da Portuguesa Beneficente grupos de curiosos; em 1878, — de 31 março — exibiram-se os “quadros dissolventes” pelo sr. Loureiro, havendo também trabalhos de prestigitação pelo sr. Ramos. Nesse mesmo ano, em comum com os curiosos citados, ali representaram os acrobatas Guilherme e Luiz Blackley. Ao ano seguinte ainda estiveram no teatrinho os referidos acrobatas, dando-se a estreia do grupo Infante da Câmara a 9 de janeiro.

Recorte do jornal citado

Em julho começaram os espetáculos do magnetizador D. Francisco Barcia e, em setembro, 28, foi iniciada a série das récitas de prestidigitação de Augusto Wallace, que, depois, se tornou celebridade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário