CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, agosto 21, 2020

CLUBE FILATÉLICO DO AMAZONAS

 

Reproduzo a primeira Coluna Filatélica, escrita por Nelson Porto (foto), que, por décadas, dirigiu o Clube Filatélico do Amazonas (CFA) e publicou a coluna. Foi seu presidente até sua morte. O movimento continua, apesar dos entraves, começando pela promessa governamental de privatizar os Correios. E passando, nesses dias, pela greve estabelecida pelos funcionários desta empresa.

A presidência do CFA segue com o animado filatelista Jorge Bargas, todavia, cabe ao jovem Adriel Nascimento a promoção de novos encontros e a decisão em divulgar esse colecionismo.

O trabalho do saudoso presidente teve início no Jornal do Commercio há 50 anos – em 23 de agosto de 1970. Marca a criação da Coluna Filatélica, que o Nelson Porto manteve durante sua permanência diante do CFA, e mostra a pujança dos bons tempos da filatelia local. 

 

O início de uma seção especializada num jornal é sempre de euforia para os apreciadores da matéria. De há muito vínhamos pensando em divulgar o CLUBE FILATÉLICO DO AMAZONAS e agora, graças à gentileza dos dirigentes maiores do novo JORNAL DO COMMERCIO, aqui estamos para mostrar aos aficionados que a “mania” de selos também existe no Amazonas.

Fundado em setembro de 1969, graças a uma inteligente promoção do confrade Ubirajara de Almeida do O Jornal e O Diário da Tarde — que àquela ocasião promoveram a 1ª Mostra Filatélica do Amazonas — o clube Filatélico do Amazonas nasceu do entusiasmo natural das primeiras iniciativas. Convocando os filatelistas amazonenses, Ubirajara de almeida conseguiu inicialmente um local para reuniões e em 11 de outubro de 1969 estavam aprovados os Estatutos da novel associação.

Da Ata da histórica reunião, presidida pelo professor Rui Alencar, constam os nomes dos Fundadores: Manuel Batatel, Carlos Lima, Carlos Alberto Garcia, Mário Xavier, Wagner Vieira, Emílio Garibaldi, Fernando Martinho, Ruy Martinho, Sergio Costa, Luiz Flavio Simões, Nelson Porto, Albino Fernandes, Ubirajara e Joaquim Marinho.

Somos hoje quase 30 sócios, mas precisamos de muito mais. E esta coluna que hoje se inicia terá como principal escopo convidar todos os que se interessam por selos a comparecerem às reuniões semanais que se realizam na sede do ICBEU, à avenida Joaquim Nabuco, gentilmente cedida pelo professor Rui Alencar.

Também nos propomos a divulgar assuntos filatélicos do Brasil e do mundo todo, endereços de filatelistas interessados em trocas e correspondências. Escrevam-nos, pois, os que desejarem ter seus nomes aqui publicados, especificando bem seus desejos.

Agradecemos à direção do Jornal do Commercio esta oportunidade dada ao CLUBE FILATÉLICO DO AMAZONAS certos de que, brevemente nossas fileiras aumentarão sensivelmente.

NOTICIÁRIO

Se você coleciona Envelopes de 1º Dia procure ver o que o Clube Filatélico tem à venda. São envelopes artísticos com o que ilustra hoje a nossa coluna. Esta modalidade de coleção – envelopes de 1º Dia – é divulgadíssima em todo o mundo. As grandes lojas filatélicas da Europa possuem seções especializadas somente deste material, e nos Estados Unidos é uma instituição verdadeiramente nacional, pois as agencias do correio da grande nação do Norte têm guichês próprios para carimbar os envelopes que lhes são enviados. (...)

E até o próximo domingo com a COLUNA FILATÉLICA. Não se esqueça, se você coleciona selos, procure ver o que o Clube Filatélico do Amazona tem em sua sede provisória, aos sábados depois das 16 horas, no ICBEU à avenida Joaquim Nabuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário