CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, outubro 27, 2019

FEIRA DE ARTES PLÁSTICAS (2)

Foto de O Jornal, 29 dezembro 1963

Realizada a Feira de Artes Plásticas em 24 de dezembro, o Clube da Madrugada aproveitou o Suplemento com o qual brindava o público aos domingos para agradecer e avaliar seu trabalho. Assim, na edição de O Jornal de 29 de dezembro, pode-se ler o editorial com a gratidão aos colaboradores, e adiante o julgamento elaborado pelos dirigentes da página literária, sob a direção de Aluízio Sampaio e redação de Alencar e Silva, Arthur Engrácio, Elson Farias e Jorge Tufic. 
MANAUS, 29 de dezembro de 1963
 Não obstante o tempo inseguro, com frequente ameaça de chuva, penumbra e chuvisco, levou-se a bom termo a I FEIRA DE ARTES PLÁSTICAS DO AMAZONAS, promovida pelo CLUBE DA MADRUGADA e colaboração da Prefeitura Municipal de Manaus, a título de complementação aos festejos do ciclo natalino deste ano. A feira se estendeu por todo o dia 24, desde as 5 até às primeiras horas do dia 25 do mês em curso, apresentando uma amostra, profundamente significativa, do trabalho a que, um grupo de pintores em Manaus, se vem devotando.
Trabalhos de artistas já conhecidos, pela série de exposições a que têm participado, inclusive fora do nosso Estado, como Getúlio Alho, Moacir Couto de Andrade, Álvaro Páscoa, Afrânio de Castro e Paulo D'Astuto, trabalhos a que se juntaram outros cuja presença é-nos grata registrar, posto ser um sinal do revelação, plena e viva e sobretudo dinâmica dos novíssimos Simão Assayag, Gualter Batista e Jacquemont (sic) Cantanhede.
Vários aspectos podem ser vistos e estudados, após essa amostra. Mas aqui, gostaríamos de ressaltar a força de vontade e o trabalho, até mesmo o braçal podemos dizer, da equipe que rasgou de vencida certa apatia e certas promessas incumpridas em relação à I FEIRA. Todavia, temos certeza, o trabalho foi realizado e realizado nos seus planos mais justos e válidos, como sejam o de ter arrancado o povo de sua rotina para a contemplação, a meditação e a crítica, dos elementos que constituem as preocupações do nosso grupo.
Resta-nos agora pensar em novas feiras. É essa a maneira positiva de viver, agitar as consciências, despertar vocações. Resta-nos também agradecer aos jornais matutinos e vespertinos que não regatearam esforços a fim de dar à Feira uma cobertura noticiosa, sem a qual, vale ressaltar, não teríamos tido a soma volumosa do resultado obtido. Agradecer aos intelectuais, professores, médicos, estudantes que visitaram e comentaram a Feira. Agradecer ao povo que lá acorreu, oferecendo-nos a força e a riqueza do seu prestígio e atenção. Até breve, com a próxima feira de artigos de cultura.

Manchete do Suplemento do CM, circulado no citado jornal

REALIZOU O CLUBE DA MADRUGADA, dia 24 último, encerrando o calendário de suas atividades no corrente ano, a I FEIRA DE ARTES PLÁSTICAS DO AMAZONAS, promoção que se coroou de pleno sucesso, pela receptividade que encontrou em todas as camadas de nossa população. Milhares de pessoas a visitaram. E teve o nosso povo, de modo amplo, oportunidade de tomar conhecimento do trabalho que seus artistas vêm desenvolvendo nos mais diversos gêneros das artes plásticas. Teve a feira, sobretudo, a feliz oportunidade de revelar à nossa sociedade, ao nosso povo, novos e autênticos valores, artistas que pela primeira vez participaram de uma mostra, revelando-se, de pronto, como expressões seguras de talento.
Colaboraram para o êxito dessa promoção, colaboração que muito agradecemos, a Editora Sérgio Cardoso, a imprensa amazonense, a Prefeitura Municipal de Manaus e a secretaria de Educação e Cultura.

Vale salientar, igualmente, que, objetivando documentar a envergadura e significação dessa iniciativa, o Departamento Cinematográfico do Clube da Madrugada, sob a direção do clubista IVENS LIMA, filmou, em cores, a grande mostra coletiva, podendo adiantarmos que o referido documentário brevemente será exibido num dos cinemas da cidade.
Foi, sem dúvida, uma iniciativa que alcançou plenamente os seus objetivos. Daqui para a frente, outras “Feiras” serão montadas nos diversos pontos da cidade, esperando o CM contar, como desta vez, com o indispensável apoio das mesmas entidades acima referidas.
Do sentido desta promoção diz bem o boletim que distribuímos no local e que reproduzimos a seguir:

Obras expostas
I FEIRA DE ARTES PLÁSTICAS DO AMAZONASEsta FEIRA – primeira no gênero a se realizar em nosso Estado – tem por finalidade maior, entre as muitas que poderíamos apontar, a do estabelecer uma aproximação mais estreita entre o público e a obra de arte, como primeiro passo para o diálogo direto do artista com o povo, com a comunidade em que vive. Trata-se, portanto, de um processo de informação e formação cultural. E é desse processo — eficaz, sem dúvida — que o CLUBE DA MADRUGADA lança mão no seu empenho do promover a culturização das massas, levando diretamente ao povo o trabalho de seus artistas, de seus poetas, de seus escritores. (Agora mesmo, na semana que passou, acabamos de promover, com relativo sucesso, a Semana do Livro Amazonense.) É um trabalho do pioneirismo, sujeito, por isso mesmo, a vicissitudes e incompreensões. Um trabalho, porém, que não nos cansa, por ser ele a forma de atuação que preferimos. Anima-nos, sobretudo, ao levarmos ao povo esta Primeira Feira de Artes Plásticas, a convicção de realizarmos um trabalho válido não só para a plêiade de intelectuais que a lidera, como também para o Povo, expressão legítima dos anseios do progresso espiritual de uma comunidade a todo instante capacitada a
reivindicar seu lugar no processo histórico brasileiro.
Trata-se, em suma, de mais uma semente lançada, ao que esperamos em terra fértil. Uma semente que inaugurará, sem dúvida, uma nova fase, um instante de clara significação para o aplainamento das dificuldades de uma comunicação efetiva entre o público e a criação artística.

CLUBE DA MADRUGADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário