CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, outubro 26, 2019

FEIRA DE ARTES PLÁSTICAS


Compartilhado do Jornal do Commercio (24 dezembro 1963), o texto expõe bem a iniciativa. O Clube da Madrugada inovava, saindo da Praça da Polícia com seus saraus para a Praça da Matriz, onde promoveu a 1ª Feira de Artes Plásticas.


Acerca desse Movimento, aclara Luciane Páscoa, em As Artes Plásticas no Amazonas: “O Clube da Madrugada tinha uma diversidade de interesses. Não apenas na literatura, mas as manifestações ocorreram nas artes plásticas, nas artes gráficas, no cinema, no teatro, por meio de conferências e palestras e em promoções de eventos culturais de grande abrangência pública.” 
 
Jornal do Commercio, 24 dezembro 1963


Conforme divulgamos, o Clube da Madrugada inaugura na Praça da Catedral sua I Feira de Artes Plásticas do Amazonas, que estará exposta à visitação pública desde as primeiras horas da manhã até às 23 horas aproximadamente. Os trabalhos, pintura, desenho e escultura, em número próximo a cem, estarão estendidos em painéis, cavaletes e armações confeccionadas exclusivamente para esse fim ao lado da escadaria esquerda da Catedral, próximo ao Relógio Municipal.
Ali os artistas expositores, juntamente com os dirigentes do CM, estarão para debate com o povo acerca dos motivos artísticos expostos.

Oito pintores participarão dessa mostra: Álvaro Páscoa; Moacir de Andrade; Getúlio Alho; Afrânio de Castro; Paulo Dastuto; [Jair] Jacquemont (sic) Cantanhede; Simão Assayag e Gualter Batista. Sendo que estes três últimos, pela primeira vez, vão expor trabalhos de suas lavras aqui em Manaus.
Vale apenas lembrar que Gualter Batista foi um dos pintores que no I Salão de Artes Plásticas da Universidade do Pará, mais impressionou. Simão Assayag foi laureado com o primeiro lugar no recente concurso instituído pelo Centro Estudantil Plácido Serrano do CEA [Colégio Estadual do Amazonas].
Catedral - obra de Getúlio Alho

Artesanatos
Terão parte na I Feira os grupos artesanais de nossa Capital, com trabalhos em cerâmica e tapeçaria muito procurados atualmente. As professoras dos Artesanatos, também estarão presentes para um contato direto e orientador aos visitantes.

Outras Feiras
Após a realização dessa I Feira ao que sabemos, outras serão levadas a efeito em outros pontos da cidade onde possa povo de diferentes bairros, tomar conhecimento das atividades artísticas da juventude amazonense através de Clube da Madrugada. Fazemos questão de ressaltar que esse empreendimento do CM, não se restringe apenas a membros do Clube, prova está em que apenas três dos oito artistas pertencem ao Movimento Madrugada.
Acreditamos, em vista do alto gabarito dos artistas a serem apresentados, que a I Feira de Artes Plásticas do Amazonas alcançará seus objetivos, e que o povo saberá tirar proveito dela. Além disso, os colecionadores terão ótima oportunidade de aumentar com obra de real valor suas pinacotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário