CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, outubro 11, 2019

CLUBE FILATÉLICO DO AMAZONAS (2)



Dirigente dos Correios/AM e
presidente do CFA

Confesso que não esperava tantos para o festejo do cinquentenário do CFA (Clube Filatélico do Amazonas), celebrado nesta manhã na sede central dos Correios. Marcado com o lançamento do selo personalizado, entregue pela direção dos Correios e do presidente Jorge Bargas a algumas autoridades, seguiram-se os discursos à vontade, e foi encerrado com o tradicional parabéns e uma diversificada mesa de doces e salgados e refrigerantes. 
 JORNAL e DIÁRIO DA TARDE promoverão em setembro vindouro, a Primeira Exposição Filatélica de Manaus, que contará com o apoio da Secretaria de Imprensa e da Fundação Cultural do Amazonas. Pedimos aos filatelistas que compareçam à nossa Redação, para melhores detalhes. A exposição distinguirá aos vencedores da melhor coleção, melhor tema etc., com valiosos troféus. Esperamos que os filatelistas deem inteiro incentivo à exposição pela comemoração do Tricentenário de Manaus. (Diário da Tarde, 28 julho 1969) 


Serviu para se conhecer algumas facetas desse empreendimento. A filatelia amazonense tem sua pré-história com o jornalista Ubirajara Almeida que, no vespertino Diário da Tarde, mantinha uma coluna filatélica. Coube a ele, em julho, convocar os colecionadores para uma exposição comemorativa do tricentenário de Manaus. Esta ocorreu entre os dias 5 e 10 de setembro de 1969, na Biblioteca Pública. Foram muitos os participantes, e, entre os vencedores estavam: Nelson Porto, Joaquim Marinho, José Augusto Telles Borborema, Manuel Batatel e Jaime Benchimol.
Recorte do Diário da Tarde, 15 setembro 1969

A Primeira Exposição Filatélico de Amazonas – EXFILAM – promoção da Empresa Archer Pinto e Secretaria de Imprensa e Divulgação do Estado, em colaboração com a Fundação Cultural, Clube Filatélico do Instituto  Cultural Brasil-Estados Unidos, Pinacoteca Pública, Biblioteca Pública, Serraria Carvalho, Fábrica Lusorange, Manbra S/A - Representação e Comércio e Tipografia Velho Lino, realizada no período de 5 a 10 do corrente mês na Pinacoteca Pública.
A Comissão julgadora presidida: pelo dr. Agesilau Araújo, e tendo como membros os drs. Jaime Araújo, Guanabara Araújo, Diógenes T. Santos e o ministro Álvaro Bandeira de Melo, procedeu as observações das diversas coleções apresentados, tendo em seguida classificado as mesmas, apresentando em primeiro lugar, como a “melhor coleção” a de propriedade do professor Nelson Ribeiro Porto (Nações Unidas, Alemanha, Brasil, Inglaterra e Portugal).
Também foi concedido o “Troféu de Honra ao Mérito” ao dr. Guido Magalhães Arantes (Astronáutica). Com medalhas de prata foram agraciados os seguintes filatelistas: Mário Xavier (Astronáutica); Emilio Garibaldi (temas variados); José Augusto Telles Borborema (Quadras do Brasil com carimbo do 1º Dia); Fernando Martinho (Países da Cortina de Ferro); Manuel Locas Batatel (Portugal e Colônias, Colômbia, Indonésia, Chile e Guiné); Sebastião Alves da Conceição (Esportes e Trajes), Carlos Ferreira Lima (Faunas, Pinturas, Esportes e Astronáutica); Graça Sabat (Astronáutica, Fauna e Flora); Wagner de Oliveira Vieira (Fauna, Flora e Esportes); José Lacerda (Fauna e Flora); Adolf Isaac Benchimol Schwatz (Fauna, Flora e Folhinha do Brasil); Francisco Ribeiro da Costa (Astronáutica, Flora, Esportes e Pinturas) e Joaquim Marinho  (Envelopes de 1º dia da Alemanha).
Receberam ainda medalhas de bronze os seguintes expositores: Sandra Henderson (Estados Unidos); Almerindo Didier (Flora); Carlos Alberto Lelis Gomes (Pinturas); Paulo Fernando Brito Feitosa (Esportes, Fauna e Pinturas); Francisco da Cunha Moraes (Pinturas); Luiz Flavio B. Simões (Pinturas, Astronáutica e Esportes); Ramiro Moreira (Flora e Esportes); Albino Machado e Souza (Fauna, Astronáutica e Esportes); Ruy Machado Alencar Jr. (Estados Unidos); Sérgio Costa (Flora); José Ribamar G. Xavier (Esportes); Heitor José F. Carvalho (Brasil, França, Holanda e Vaticano); e Jaime Samuel Benchimol (Fauna, Flora e Esportes.
Nota final

Os colecionadores já se reuniam aos sábados no ICBEU (Instituto Cultural Brasil Estados Unidos), ali mesmo na avenida Joaquim Nabuco. Foram estes que estimulados, quem sabe, pela Primeira Exposição Filatélica do Amazonas (I Exfilam), constituíram o CFA, empossando como presidente ao Dr. Nelson Porto, em cuja presidência este permaneceu até a sua morte.
Estiveram presentes: a superintendente dos Correios no Estado – Antônia Rebouças e a gestora da agência Praça do Congresso – Eudija Cunha. Sem olvidar a Maria Natividade, que dirige o setor de filatelia e se empenha ao extremo pelo prosseguimento desse colecionismo. A ela coube o trabalho pela confecção do selo personalizado e os preparativos para a festa.
De parte dos associados do CFA, Antônio Loureiro, Valdison Barbosa, Roberto Gesta, presidente do Museu do Esporte Olímpicos no Amazonas, José Ricardo Wendling, deputado federal, que relatou sua iniciação aos selos. Adriel, jovem filatelista, em quem depositamos nosso futuro bem ameaçado.
Ameaçado pela privatização dos Correios já anunciada pelo governo federal. Até o próximo encontro.

Um comentário: