CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, outubro 23, 2019

DR. NAZADIR SAPUCAIA


Universitários querem o Dr. Sapucaia como Reitor

Os acadêmicos de Odontologia, Medicina e Farmácia apoiam o nome do Dr. Nazardi (sic) Sapucaia para ocupar o cargo de futuro Reitor da Universidade do Amazonas, em substituição ao atual Reitor, prof. Aderson Dutra, que está terminando seu mandato naquela reitoria.

Dr. Sapucaia
Apontando o Dr. Nazadir Sapucaia como futuro substituto do atual reitor, os estudantes dos 3 cursos já mantiveram contatos com o Ministério da Educação e Cultura, fazendo aquela indicação que, segundo esperam, será atendida.
O Dr. Nazadir Sapucaia é chefe do Departamento de Anatomia da Universidade do Amazonas e vem se destacando perante os acadêmicos, devido seu interesse por aquele importante departamento. Ainda este mês de julho, o escolhido dos finalistas de Odontologia, Medicina e Farmácia representará o Amazonas num congresso de Anatomia, que realizar em Niterói e do qual trará melhores métodos para serem postos em prática aqui em nosso Estado.

Na semana passada, ele esteve com todos os professores do Departamento fazendo uma visita às salas de anatomia, que estão sendo construídas no Campus Universitário. Dizem os acadêmicos, falando sobre o assunto: “Nós precisamos de um homem de ação que possa substituir à altura o atual Reitor, e o Dr. Sapucaia é a pessoa Indicada”. Dos seis nomes apontados pela Imprensa, Dr. Nazadir foi o único que teve destaque na sociedade universitária, segundo os próprios acadêmicos. Eles, os estudantes universitários, acrescentam que Sapucaia é daqui e entende nossos problemas. Não adianta colocar gente de fora, pois eles não entenderiam nem participariam com tanto dinamismo e eficiência, de quem já conhece a fundo os problemas de nossa universidade.

Recorte de O Jornal, 13 de julho de 1976

Notas do blogueiro:

Conheci o dr. Nazadir (nome correto) Sapucaia, que nasceu em Belém-PA em 1939, e concluiu o CPOR/8ª RM, assim como o curso de Odontologia/UFPA, em 1967. Vindo para Manaus, ingressou na então Universidade do Amazonas, na condição de professor e depois diretor de departamento de Odontologia, aberto havia pouco. Em 1974, a Polícia Militar do Amazonas aprovou sua inclusão para ampliar o quadro de saúde, na condição de 1º tenente. Dois anos depois, teve seu nome indicado pelos discentes, conforme edição de O Jornal (13 julho 1976).

A partir de sua inclusão, travei contato com o novo dentista, inclusive passando em seu consultório, situado no edifício Rio Madeira, ali na rua Costa Azevedo. Chegado o tempo da aposentadoria, o coronel Sapucaia (seu nome de guerra) voltou ao torrão natal.

No entanto, nunca soube dessa situação de reitorável, dessa “indicação” para dirigir a nossa Universidade Federal. Afinal, a escolha do Reitor àquele ensejo era realizada pela indicação do Governador ao Ministério competente. Tanto que, ao dr. Aderson Pereira Dutra (1970-77), sucedeu-lhe o vice-reitor Octavio Hamilton Botelho Mourão (1977-84). Em nossos dias, a disputa é realizada no voto, com indicação de lista tríplice.
Trata-se, acredito, de matéria “paga” no jornal, sem conteúdo objetivo, todavia, serve como registro da atividade deste policial militar.
Seu nome foi grafado com incorreção, Nazardi, ao invés de Nazadir. Na transcrição, fiz as devidas correções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário