CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, outubro 12, 2019

CLUBE FILATÉLICO DO AMAZONAS (3)




Publicada no Diário da Tarde, 8 setembro 1969
Jorge Bargas é o presidente do CFA, e se empenha em absoluto para manter este colecionismo em alta, diante de todos os entraves. Registro com esta postagem um voto mais que de louvor pela festa que ele soube preparar, cabe-lhe o mérito sem sombra de dúvidas, juntamente com a Maria Natividade, dos quadros dos Correios.

Com sua peculiar reserva, Bargas escreveu e leu esta oração:


Senhoras e senhores, bom dia! 


1.   Mensagem de agradecimentos

Benvindos a este evento cultural dedicado ao Clube Filatélico do Amazonas (CFA). Queremos agradecer a presença de todos, dispensando nossa deferência às autoridades e amigos aqui presentes:
À superintendente dos Correios no Amazonas, senhora Antonia Rebouças; à senhora Eudija Cunha, gestora desta Agência dos Correios; à funcionária Maria Natividade, responsável pela condução dos preparativos do lançamento do selo comemorativo e personalizado em nossa Cidade, e a todos que compõem a equipe do cerimonial dos Correios nos eventos filatélicos. 
Ao senhor Jessé Rebelo, ex-funcionário dos Correios, que por muito tempo serviu na extinta Agência Filatélica Ajuricaba.

Queremos agradecer aos seguintes associados do CFA:
Dr. Antônio Loureiro, escritor amazonense; Dr. Valdison Barbosa, advogado e ex-funcionário do Banco do Brasil; Dr. Roberto Gesta, presidente do Museu de Esportes Olímpicos no Amazonas; e ao coronel Roberto Mendonça, escritor amazonense. E aos demais associados do Clube Filatélico.
Não poderia deixar também de agradecer aos meios de comunicação nesta cidade, por meio de seus jornalistas e repórteres, que são convidados para entrevistar jovens e adultos colecionadores, pois são estes que fazem a filatelia ser notícia entre os leitores de nossa sociedade.

2.     In memoriam

Queremos externar nossas recordações - in memoriam, aos nossos amigos filatelistas, entre eles, presidentes do CFA, aqui representado por algum familiar, os quais já ausentes de nosso convívio. Por ordem de passamento, são eles: Nelson Porto | Edgar Altino | Carlos Pereira | André Fonseca e Joaquim Marinho.
Todos esses colecionadores nos deixaram este legado, chamado Clube Filatélico do Amazonas, que nós decidimos não deixar cair no descrédito, nem no esquecimento.

3.     Filatelia também é Cultura
Senhoras e senhores, o CFA foi fundado em 11 de outubro de 1969, há 50 anos, portanto. 
Para que este Clube continuasse no seu propósito de divulgar a filatelia amazonense, não só, mas toda e qualquer modalidade de coleção, é que hoje estamos enaltecendo o nome do CFA pelos seus 50 anos de existência.
A filatelia oferece assuntos diversos no seu universo, entre os temas apresentados, podemos encontrar Artes, Ciência, Dia do Selo, Esportes, Fauna e Flora, Música, Natal, Personalidades, enfim, temáticas mil à escolha do interessado.
A filatelia nos possibilita fazer compra e venda, troca, doação de material filatélico em geral; proporciona fazer novos amigos. Ela é como a música, não existe fronteira, os selos estão em todo lugar (muitos estão guardados). Onde há uma agência dos Correios, ali tem selo postal para ser colado em uma carta destinado a um membro da família, ou a um correspondente à distância. O selo postal é um bem comum, popular, que pode ser preservado; através da filatelia se aproximam velhos amigos.

Finalmente, senhoras e senhores, assim como um disco de vinil é cultura, a Filatelia também é Cultura. A todos, os nossos sinceros agradecimentos pela atenção a nós dispensada. Que DEUS nos abençoe, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário