CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, outubro 31, 2019

CASAMENTO DE PIAUIENSES

Aristides Rocha

A coluna social do Jornal do Commercio (11 novembro 1906) divulgou o casamento de Aristides Rocha, nascido em 1882 no Piauí, e graduado pela Faculdade de Direito do Recife, em 1907, ao lado de dois irmãos (Análio e Carlos Alberto) da noiva. Na condição de político pelo Amazonas, encerrou a carreira como Senador. Foi ainda professor e diretor da Faculdade de Direito do Amazonas, entre 1937-42, falecendo em 1950.

Simplicio Rezende, pai da noiva
Sobre a noiva - Pergentina de Rezende, pouco se sabe. Apenas que era também nascida no Piauí, portanto, conterrânea do noivo. Que era filha do conceituado advogado piauiense Simplício Coelho de Rezende, igualmente oriundo da Faculdade de Direito do Recife. Por questões políticas em seu estado, este se mudou para Manaus, onde exerceu a advocacia e foi professor e diretor da FDA. Residia em elegante chalé ainda hoje existente na Praça dos Remédios. Outro detalhe sobre o casarão: quando do Bombardeio de Manaus (1910), foi ele atingido, que forçou ao causídico proprietário recorrer à Justiça para as indenizações.

A festa do casamento, portanto, deve ter sido do arromba.

Tópico do mencionado jornal
Casamentos 
Realizar-se-á amanhã o enlace matrimonial do sr. dr. Aristides Rocha com a senhorita Pergentina de Rezende, filha do provecto advogado do nosso foro, sr. dr. Simplício Coelho de Rezende.
O ato civil será efetuado no Palácio da Justiça, às cinco horas da tarde, e o religioso logo após, na Catedral.
De ambas as cerimonias serão testemunhas as exmas. sras. d. Laura Rosa de Rezende Rubim, Philomena Tavares Pedreira e Marieta Pedrosa da Câmara, e os srs. exmo. Desembargador Benjamim de Souza Rubim, dr. Manoel José Ribeiro da Cunha e farmacêutico Joaquim Gonçalves Pedreira, por si e como procurador do exmo. sr. general Gregório Taumaturgo de Azevedo.
Para assistirem à realização desse brilhante casamento, o sr. dr. Coelho de Rezende e sua exma. esposa d. Cândida Nimpha de Mello Rezende, assim como o sr. dr. Aristides Rocha, convidaram todas as pessoas de suas relações nesta Capital, e, certamente, o elegante palacete da praça dos Remédios regurgitará, amanhã, de exmas. famílias e distintos cavalheiros, tendo-se ocasião de notar ali o escol da sociedade amazonense, tão largo é o círculo das amizades cultivadas pelos jovens noivos e suas ilustres famílias.

PS. Mantive em parte a redação do colunista, própria da época para indicar as personalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário