CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, junho 01, 2018

PMAM: PARA SUA HISTÓRIA

A foto mostra o momento do hasteamento da
Bandeira Nacional
A postagem foi recolhida do jornal A Crítica (5 abril 1983), descrevendo a solenidade comemorativa do aniversário da Polícia Militar do Amazonas, que completava 146 anos de existência.
O governador era Gilberto Mestrinho, eleito no ano anterior, e Manuel Ribeiro, o vice, a quem coube presidir a formatura. Na chefia da Casa Militar estava o tenente-coronel PM José Cavalcanti e, na subchefia, o autor desta, ainda major.
Coronel Hélcio Motta comandava a corporação, ainda em caráter interino, por questão administrativa. Todavia, foi efetivado e cumpriu o quadriênio daquele governador. Assim exerceu, a partir da redemocratização do país (1983), o comando mais duradouro (1983-87).


O governador, em exercício, Manuel Ribeiro presidiu, ontem pela manhã, no quartel do 1° BPM, em Petrópolis, a solenidade militar comemorativa à passagem dos 146 anos de existência da Polícia Militar do Estado do Amazonas.
A cerimônia foi prestigiada pelo secretário de Segurança, coronel [Henrique] Lustoza, diretor do Detran, coronel [Mario] Ossuosky, secretário de Interior e Justiça, deputado José Dutra, chefe da Casa Civil, Luiz Verçosa, desembargador Mário Verçosa, chefe da Casa Militar, Tenente-coronel [José] Cavalcanti, futuro secretário para Assuntos Fundiários, Yomar Oliveira e toda oficialidade da PMAM, tendo à frente o coronel Hélcio Mota, que responde pelo comando-geral.
Manuel Ribeiro passou revista à tropa, hasteou o Pavilhão Nacional, ouviu a leitura da Ordem do Dia do [coronel] Hélcio Mota sobre o evento, a Canção da PM e, no final, a tropa desfilou em sua continência.

 ORDEM DO DIA
"Como policiais militares, pretendemos, ainda que envolvidos por esses fatores antagônicos, sermos bem orientados pelos ditames da consciência profissional, jamais permitindo que sejamos envolvidos por nossas fraquezas, ambições ou caprichos e que, tampouco, sejamos indiferentes ao nosso trabalho.
Seremos eternos sentinelas voltados para o bem servir e baniremos constantemente os vícios que representam falhas de sinceridade, de propósitos — disse Hélcio Mota.
Mais adiante, afirmou que o momento histórico que hoje vivemos na PMAM, este sim, não deve deixar de ser lembrado, pois decidiu o presidente João Figueiredo que os comandos das Polícias Militares de todo o Brasil passarão a ser prioritariamente exercidos por oficiais das próprias corporação, o que foi corroborado pelo governador Gilberto Mestrinho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário