CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, junho 03, 2018

PMAM: PARTE DE SUA HISTÓRIA


A foto ilustrativa da postagem (Jornal do Commercio, 6 set. 1970) foi realizada no CIM (Centro de Instrução Militar), localizado na rua Dr. Machado, no centenário Piquete, hoje quartel do Comando do Policiamento Metropolitano. Ponto de referência: atrás da maternidade Balbina Mestrinho. Naquele tempo, a mencionada artéria acabava no igarapé do Mestre Chico, em dias correntes, perdeu até a nomenclatura, veja as placas de sinalização.
Recorte do jornal, vendo-se o governador, ao fundo, à
esquerda, junto ao Capitão dos Portos
A penúria da corporação de então mantinha nesta localidade uma alfaiataria, sob direção do subtenente Nonato Bento e seus alfaiates. A equipe era capaz de atender ao efetivo, porquanto este era bem reduzido e a incorporação de policiais ocorria em número bem limitado. Ou seja, a procura por emprego na cidade, deixava a PM como “última escolha”.
No pátio interno, junto a um campo de futebol, foi construído um galpão de madeira e, neste, o tatame para o treinamento de defesa pessoal. O governador Danilo Areosa (1967-1971) prestigiou a demonstração dos alunos, acompanhado do comandante-geral, coronel Maury Silva.

Defesa na Polícia
 Os soldados da Polícia Militar já possuem melhores condições de alojamento. Ontem foi inaugurado um pavilhão pertencente ao grupo de edifícios que formarão o quartel-general, no bairro de Petrópolis. Dotado das mais modernas comodidades, o pavilhão pode abrigar 150 soldados. Mas não ficou só nisso.
Os praças também já têm um lugar onde poderão realizar suas práticas desportivas. Lá eles treinarão judô, luta livre e outras formas de defesa pessoal, para que melhor possam defender os cidadãos.
Aliás, o Centro de Treinamento da PMA já vem sendo usado para treinar elementos de segurança de diversas instituições, como a CEM [Companhia de Eletricidade de Manaus], COPAM [Companhia de Petróleo do Amazonas] e outras. Tudo isso foi visto ontem, pelo governador Danilo Areosa, que lá esteve para presidir a inauguração do outro pavilhão, assistindo, na oportunidade, a uma demonstração de judô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário