CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, maio 31, 2018

AUGUSTO XIMENO DE VILLEROY

Ximeno de Villeroy
Trata-se do primeiro governador republicano do Amazonas, cujo mandato foi imposto pelo Governo Provisório do marechal Deodoro. Permaneceu onze meses na direção do Estado, apesar da disputa política com os oligarcas provinciais, consolidou algumas iniciativas.
É considerado o fundador do município de Boa Vista, em nossos dias a capital de Roraima. Em sua homenagem, a cidade mantém seu sobrenome em destacada avenida.
Coube a ele destinar o então Palacete da Assembleia à Força Estadual, a qual, em março de 1890 o ocupou e o deixou em 2002. Na atualidade, o Palacete Provincial.

A situação do país me fez resgatar essa anotação, pois me parece bem atualizada. 
É de autoria de Suely Robles (*), que escreveu a respeito deste governador: "O positivista Ximeno de Villeroy encararia o jacobinismo com maior simpatia. Este militar contemporâneo dos acontecimentos do 15 de novembro escreveu nos anos 20 uma biografia sobre Benjamin Constant.(**) Desencantado com a República que ele ajudara a fazer, partilhava com os jacobinos o desdém pelo Legislativo, esse 'trambolho inteiramente inútil e dispendioso', que não passa 'de um quisto enxertado no organismo político; e não tendo função a desempenhar ficou reduzido ao molambo que aí está, exposto ao desprezo público'. Lamentável também que as Forças Armadas fossem obrigadas frequentemente a intervir na política, mas de quem era a culpa? Do 'imoral predomínio dessa casta de politiqueiros profissionais que fez da política a arte de bater moeda..." 
__________
(*) Queiroz, Suely Robles de. Os Radicais da República. Jacobinismo: ideologia e ação - 1893-1897. Rio: Brasiliense, 1986.
(**) Villeroy, A. Ximeno. Benjamin Constant e a política republicana. Rio: s/ed, 1928

Nenhum comentário:

Postar um comentário