CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, junho 09, 2018

JARAQUI HOMENAGEIA AO L. RUAS


O Projeto Jaraqui no próximo sábado (16) fará uma homenagem ao padre-poeta L. Ruas pelo 60º aniversário de lançamento de seu livro Aparição do Clown, acontecido no final de 1958.


Padre Luiz Ruas nasceu em Manaus, em 1931, na residência dos pais à avenida Joaquim Nabuco, endereço hoje situado em frente ao hospital da Samel. Foi ordenado sacerdote em 1954, depois de frequentar os seminários de Manaus, Fortaleza e Rio de Janeiro. Fundou a paróquia de São Jorge e exerceu seu ministério em outras circunscrições católicas.

Iniciou sua atividade jornalística no Universal – semanário da Igreja católica. Depois escreveu em A Crítica, até se enturmar no Clube da Madrugada, onde foi presidente em 1958.  Nesse ano, publicou Aparição do Clown – um longo poema religioso, que proporcionou farta discussão entre aqueles que buscaram interpretar ao clown.

Ruas morreu em abril de 2000. Desde então tomei a iniciativa de publicar seus trabalhos, uma farta produção encartada nos jornais de Manaus. A última publicação realizada por minha iniciativa foi a Poesia Reunida (2013), onde se encontra toda a obra poética desse olvidado Padre-Poeta.

Venha prestigiar! 
Sábado, 16 de junho - 10 horas - Praça da Polícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário