CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, junho 17, 2018

MEUS CUMPLEAÑOS



Roberto Mendonça, hoje
Completo hoje 72 junhos bem vividos, com a pretensão de alcançar minimamente a idade de meu falecido pai. Sou oriundo de uma amarração bem peculiar em nosso planeta amazônico: de Manuel, nascido em Caballococha, pequena cidadela peruana plantada no lago de mesmo nome, quase na esquina da fronteira com o Brasil. Com Francisca, nascida no lago do Anveres, no cipoal destes acidentes geográficos achados adiante do Encontro das Águas, então um distrito de Manaus.

Manuel e Francisca encontraram-se na condição de empregados na Fábrica Rosas, da poderosa empresa J.G. Araújo, sucedânea da Fábrica Bijou, situada na avenida Sete de Setembro, tendo a Praça da Polícia por referência. O casarão centenário ainda se mantém ativo abrigando no térreo uma loja TV Lar.

Noivos, viajaram para Iquitos, capital do departamento de Loreto (Peru), onde se matrimoniaram. O casal pretendia ali se estabelecer, até arriscou, porém, diante de adversidades, empreendeu o retorno para Manaus, trazendo formatado o primeiro filho.
Nasci, ainda que gestado nesse poderoso caudal de nossa hidrografia, em terra firme, no barranco do Educandos, então bairro de Constantinópolis.    
A rua Inácio Guimarães foi meu primeiro endereço, pois ali eu nasci, certamente minha mãe assistida por uma parteira. Nesse momento, resido a rua Salvador, em Adrianópolis. Entre aquele 1946 e este ano, já passei por mais de trinta endereços, tema de um inventário que estou concluindo. Farei um esboço, nesta data querida.

De Educandos, ainda infante, passei ligeira temporada no Rio de Janeiro da primeira Copa do Mundo. Novamente estive na rua Inácio Guimarães, com mudança para o beco São José. Veio a mudança para o Morro da Liberdade, quando eu já estava interno no Seminário, à rua Emilio Moreira, na Praça 14.
Em três oportunidades, residi no Rio de Janeiro. Uma, já relatada, as outras por obrigação de estudos militares, com endereço em Deodoro e Botafogo. E, por falar em curso, estive em Fortaleza e Florianópolis. Selecionado para o Mestrado em História, tive residência em Boa Viagem, na capital pernambucana.

Em Manaus, passei uma temporada nos bairros de Aparecida, da Praça 14 e na Betânia, e duas, em São Jorge; ainda morei nos conjuntos Tiradentes, Santos Dumont, Dom Pedro e Coophasa. Para encerrar essa apresentação, asseguro que morei por seis vezes no Centro, nas ruas Igarapé de Manaus (3x), Saldanha Marinho, avenida Sete de Setembro e na Praça Ribeiro Junior, já desaparecida.

Agradeço sensibilizado as manifestações de amizade da família e dos amigos, esperando retribuir em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário