CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, junho 16, 2012

Pré-bienal de Artes (2)

Encerro minha observação sobre a Pré-bienal de Artes do Amazonas colando informações do Festim das barrancas, rico livro que resume esta exposição e seus artífices. O compêndio foi produzido pelo Reggo Edições e impresso na Gráfica Santa Marta (Manaus?), contando com o patrocínio da Associação Amigos da Cultura.

O resultado do Festim... foi surpreendente e festivo, tanto que o governador Omar Aziz quanto o secretário de Cultura Robério Braga estão retratados com um largo sorriso. Somente me resta parabenizar.


Cobra-grande, de Olivença
Copio aqui o labor do artista plástico Olivença, autor de Cobra-grande (uma tela de arame em formato hexagonal, com fios metálicos galvanizados e bonecas plásticas, com 230cm x 90cm). Este artista “renova sua prática com a criação de esculturas em ferro carregadas da existência dos ribeirinhos amazônicos”, na análise da curadora da Pré-bienal. Olivença homenageia com seu nome artístico a cidade de origem - São Paulo de Olivença (AM).
Piracema, de Mário de Paula

 O outro é Mário de Paula, que começou neste ofício em 1966, ainda com o Clube da Madrugada, e registrou sua exposição individual em 2009, no Centro de Artes da Universidade Federal. Ainda “mantém suas figuras veladas e protegidas pelo invólucro de seus traços vibrantes, comuns a todas as suas obras”, registra o Festim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário