CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, setembro 02, 2020

BATALHÃO CANDIDO MARIANO: 50 ANOS

 O 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), instalado em Itacoatiara, consoante o decreto 1854/70, completa hoje 50 anos de existência legal. Sua destinação inicial: orientar e fiscalizar todos os destacamentos do interior do Estado. Destacamento era a primitiva organização de policiamento dos municípios, reunindo elementos de diferentes OPMs (Organização Policial Militar), subordinados a um delegado de Polícia, quase sempre reformado da corporação. 

Tunel verde na avenida central de Itacoatiara

O resultado nunca foi satisfatório, é fácil imaginar. Ao tempo, o único meio de comunicação era o barco de “recreio”, que ligava a capital aos diversos aglomerados interioranos. Telefonia? Nem pensar. Restava o serviço de “aviso para o interior”, promovido por emissoras de rádios, sendo o mais notório o da Difusora.

Desse modo, o policial ao deixar a capital, deixava um procurador para gerir seus vencimentos e outros “interesses”, pois o soldo era pago na capital. Um pouco adiante, a corporação conseguiu que a coletoria de cada município efetuasse o pagamento. Tem mais, se houvesse alguma manifestação sobrecarregada na localidade, que fazer? Esperar pela sorte. Os ribeirinhos eram bem pacatos, essa a sorte grande.

Portanto, foi para controlar, seja lá que outra injunção for, diante de tantos empecilhos, esses destacados que surgiu o 2º BPM, homenageando Candido Mariano, comandante da tropa amazonense que marchou contra Canudos (1897).

Quando acima afirmei que o BPM surgiu legalmente, é que este já funcionava desde maio daquele ano, primeiro sob o comando do tenente-coronel Júlio Carvalho, que passou ao major Pedro Lustosa, e este ao major Santos Freire, em agosto. Esta unidade possui, pois, dois primeiros comandantes: Carvalho e Santos Freire.


As necessidades apontadas e a precaução que deveria existir sobre os destacados, levou o comando-geral à criação do CPI (Comando do Policiamento do Interior), realizada pelo decreto 3421/76. Em decorrência dessa evolução o 2 º Batalhão teve estabelecida sua transferência para a Velha Serpa. Não obstante a presteza, a mudança somente ocorreu em agosto de 1979, sob o comando do então tenente-coronel Humberto Henrique Soares. Enquanto o quartel foi construído, a tropa esteve alojada em um imóvel pertencente a Diocese, situado na avenida central.

Coube ao comandante tenente-coronel Cabral Jafra (1985-86) a oportunidade de inaugurar o quartel, situado a rua Benjamin Constant - Santo Antônio, sendo comandante-geral, coronel Helcio Motta. Lamento que a corporação tenha ignorado tão grandiosa data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário