CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, setembro 12, 2020

MANAUS E SEU PRIMEIRO SUPERMERCADO

A inauguração deste serviço ocorreu em 26 de julho de 1963, ocupando parte do térreo do edifício situado na esquina da avenida Sete de Setembro com a rua Marechal Deodoro. Para identificar o local, hoje nele se encontra a loja de eletrodomésticos Novo Mundo. 
A descrição da solenidade, com o capitão Pedro Américo, ajudante de ordens, representando o governador Plínio Coelho, me lembrou outra inauguração de outro primeiro supermercado. Este fato aconteceu no município do Careiro Castanho, 20 anos depois, e nesta oportunidade fui eu, subchefe da Casa Militar, quem representou o governador Mestrinho
Sumesa (Super Mercado SA) foi a denominação de nosso primeiro supermercado, e a expectativa dos donos era sua expansão pela cidade. No entanto, ignoro quando encerrou suas atividades, mas tenho certeza que nao passou da primeira loja. 

Recorte de O Jornal, 27 julho 1963

Em expressiva cerimonia inaugurou-se ontem, às 18 horas, na forma do anunciado, o primeiro supermercado da SUMESA em nossa capital.

O ato contou com a presença do capitão Pedro Américo (representante do governador Plinio Coelho), prefeito Josué Claudio de Souza, dom João de Souza Lima, srs. Jacob Benoliel, presidente da Associação Comercial, Danilo Areosa, presidente da Federação do Comércio, deputado Anfremon Monteiro, presidente da Assembleia Legislativa, vereador José Araripe, além de personalidades outras do comércio, da indústria, figuras da sociedade e grande massa popular.

Coube ao capitão Pedro Américo cortar a fita simbólica e fazer funcionar, juntamente com o prefeito da cidade, as borboletas que permitem o acesso ao salão de vendas.

Oferecendo o supermercado para o povo de Manaus falou o dr. Gebes de Mello Medeiros, cujo discurso abaixo transcrevemos. Ato contínuo, dom João de Souza Lima deu a benção ao novo entreposto de comércio, desejando perenes felicidades aos promotores da iniciativa, destacando-se o senhor Diógenes Santos.

Em seguida, foram servidos frios e gelados as autoridades, convidados, acionistas e populares. 

Está assim consubstanciado o discurso do dr. Gebes de Mello Medeiros: 

Um grupo de homens de negócios que tem a sua existência voltada para o progresso da terra, manifestou o ideal de  solucionar um dos problemas mais sérios que nos aflige: abastecimento para nossa população com rotação extremamente rápida dos seus estoques e diminuição dos preços, apesar das dificuldades que todos nós conhecemos motivados pela escassez permanente de transportes. Mesmo assim, pensaram maduramente no plano salvador e através de uma Sociedade Anônima, com a sigla de SUMESA (Super Mercado SA), ideia nascida nos Estados Unidos da América do Norte em 1930, e que hoje se propaga por quase todos os países do mundo, numa manifestação de domínio pela baixa de preços, marcando ainda aos seus clientes produtos de pronta saída com volume sempre maior e por preços inferiores ao geralmente estabelecidos.

O Amazonas, que há oito anos deixou o marasmo da improdutividade, através de jovens governantes Plinio Coelho e Gilberto Mestrinho, impôs mais confiança aos nossos homens do comércio, a ponto de vermos hoje nossa cidade com uma rede casas bancárias e co perspectiva de mais cinco, ampliando assim crédito fácil e rotativo para aqueles que desejam trabalhar pela grandeza da Amazônia legal que deveria ter como sede o nosso Estado. (...)

Hoje o Amazonas inaugura o seu Supermercado, integrando-se a essa rede de alto serviço coletivo e as nossas donas de casas com esse método de comprar terão prazer de escolher os nossos artigos sem a impertinência dos caixeiros ou balconistas, economizando tempo, dinheiro, e comprando muito e gastando pouco. (...)

Eis o vosso Supermercado. Que a população nos dê a preferência e dentro em breve instalaremos outros conjuntos em diversos bairros, fazendo com que Manaus se integre em definitivo à rota do progresso e esquecendo os métodos antigos de comércio, modernizando-se aos outros mais adiantados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário