CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, setembro 17, 2020

MAIS UMA CARTA RECEBIDA

Quando dei início as pesquisas sobre a participação da Polícia Militar amazonense em Canudos, visitei a Casa de Rui Barbosa, na capital do Rio. acolá, encontrei um conterrâneo - Geraldo Menezes, que muito me ajudou. Como lhe falasse sobre os comandantes da Força Estadual, ele me lembrou do capitão EB Marcio de Menezes, seu primo, na direção desta corporação (1949-50).

Para ampliar uma biografia do Marcio, Geraldo me prometeu recolher junto à família Menezes os dados disponíveis.  Não conseguiu. Então, sem qualquer obrigação, enviou-me a carta aqui compartilhada para explicar o desacerto.


Rio de Janeiro, 18 de março de 1994

Ilustre amigo

Coronel Roberto Mendonça

Conforme havíamos combinado – após seu amável telefonema, logo que aqui chegou, em fevereiro último –, tentei um contato com o amigo, em primeiro de março, mas já não o encontrei no Hotel, segundo informação da gerência.

Todavia, com a maior lealdade, quero lhe informar que o pedido que formulei à minha prima Maria Leonor (filha do coronel Márcio), objetivando atender ao interesse do nobre conterrâneo, em relação à coleta de subsídios para a biografia do meu primo, por incrível que pareça, não surtiu o efeito que eu evidentemente esperava.

Foi para mim uma decepção total, partindo sobretudo de quem deveria envidar todos os esforços para ver satisfeito o proposito gentil de um historiador consciente de seu ofício.

Fiquei, em face disso, profundamente envergonhado, manifestando de viva voz à viúva do Marcio o ato deselegante da falha, oportunidade em que declarei a decisão de escrever ao ilustre amigo, pedindo-lhe desculpas por essa desatenção impecável.

Quero adiantar que mandarei cópia da presente carta à prima faltosa e indelicada, que não honra o sobrenome de saudoso parente.

Renovando, pois, as minhas desculpas pelo negligente ato que me deixou constrangido, (partindo de quem não tinha o direito de praticá-lo), deixo aqui, e no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, os meus préstimos, para outros pleitos que, eventualmente, dependam de minha pessoal consideração.

Com muito apreço, receba as saudações cordiais do conterrâneo e admirador


Nenhum comentário:

Postar um comentário