CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, dezembro 31, 2019

MINHA RETROSPECTIVA 2019



A família em Curitiba - PR, no Gaúcho - feira do Cavalo Babão
Aproveito a data para registrar uma pequena apreciação sobre minhas conquistas neste 2019 que se encerra. As derrotas, quase sempre são esquecidas. E não possuo o hábito de relacionar as promessas no início do ano, até porque a família não comemora esta efeméride. Todavia, no íntimo, não há quem não elabore um calendário. Assim procedi eu.
Resultado: acompanhei a filha diariamente a escola, em horário que desejava seguir na cama. Todavia, a recompensa foi prazerosa, ela obteve bons resultados escolares, levando-me a participar de sua festa de recebimento do diploma respectivo. Ainda que estranho, aprovada, ela vai cursar o 4º ano fundamental no Instituto Adventista de Manaus.

A saúde própria vai relativamente bem. Assim como a da família. Todavia, estou fugindo de alguns clínicos, visto que completei alguns exames clínicos, porém parei neles. Não dei prosseguimento aos tratamentos indicados, ou até essenciais. Os dentes exigiram um pouco mais. Mudei de profissional, que me impôs uma peça par evitar ou reduzir o bruxismo.
Meu contato com a PMAM (Polícia Militar do Amazonas) foi se reduzindo, até se fenecer. Buscado por um dos comandantes do ano, não vi meu projeto prosperar. Depois de mudanças no comando-geral, tentei por escrito (carta) e nada. Até a AVC (Associação dos Velhos Coronéis) interveio junto ao subcomandante, e nada. Desse modo, como fazem os treinadores de boxe, joguei a toalha, pra indicar desistência.

No início do ano, visitando o Arquivo Público, onde trabalha o amigo Nonato Braga, concertei com ele uma exposição pelos 350 Anos de Manaus. Chamei para nos ajudar ao amigo Fabio Augusto. Apesar do forte reforço, nada saiu. Fomos uma decepção. Outra decepção foi o esforço do “sebeiro” Celestino sobre o aniversário da Cidade. Junto ao Zemaria Pinto elaborei alguns banners, mas a exposição não surtiu o efeito desejado.
Segui com os trabalhos literários, em especial, com o referente à evolução da Banda de Música da PMAM, que espero publicar neste 2020. Ou participar com ele dos Prêmios da Prefeitura de Manaus. Convidado pelo desembargador Neuzimar Pinheiro, estou encerrando um livro dele, no qual ele narra sua trajetória pelo Tribunal de Justiça do amazonas.

Ainda sobe livros: relatei ao presidente da AAL (Academia Amazonense de Letras) a posse de projetos de livros do falecido acadêmico Anisio Mello. Desafiado por ele, conclui um dos livros e fiz entrega ao presidente Roberio Braga, que me assegurou a publicação. Anísio Mello faz dez anos de morto em abril do 2020.

Thiago, marido da Samantha, Sofia e amiga, Beatris e Roberto (Ponta Negra)

A família vai bem, com os costumeiros entraves. Viajei com Beatris e Sofia em três oportunidades: em janeiro, visitamos Brasília, Belo Horizonte, Ouro Preto, encerrando a excursão em Niterói-RJ, com a visita ao mano Renato; em outubro, fomos a Belém do Pará, antes do Círio de Nazaré; neste mês, visitamos os meus irmãos no Paraná, depois fomos a Brasília para os 50 anos da filha Valéria. A festa valeu.

Natal e Ano Novo, em casa, na companhia de nossos Juanito e Pablo (porquitos da índia).
Nossos efusivos abraços aos amigos e familiares e leitor nesta passagem de Ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário