CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, dezembro 30, 2019

BOAS FESTAS 2019-2020



Folha de selo Boas Festas
Na antevéspera de fim de ano, e para registrar a transição desta década, volto às publicações dos Correios. E volto a lembrar que houve um tempo não muito distante, em que os desejos de venturas natalinas, assim como os augúrios de Ano Novo eram expressos através de impressos filatélicos.

Mantive em minha coleção filatélica inativa uma folha de selos com a marca de Boas Festas (emitido em 1992) pelo correio nacional, aqui exposta. Da mesma maneira, exponho envelopes que as empresas aproveitavam para saudar seus clientes. E ainda um Cartão Postal da Iugoslávia (1966-67) com a mesma finalidade, como votos de Felice Anno Nuovo e em outros idiomas.

Recorte de envelope enviado a um cliente

A modernidade espancou essa forma simpática, personalíssima de lembrarmos os nossos próximos, em particular distanciados pela geografia, e que os correios construíam a majestosa ponte dessa lembrança. Primeiro foi a telefonia que nos aproximou, nos fazendo mais ligados, onde as vozes permitiam trocar os nossos anseios. Ao nos achegar pelo telefone, o impresso perdeu essa habilidade. O imediatismo não permitia esperar mais pelo carteiro. O celular, então, pôs a lápide sobre a missiva e seus afins.

Cartão Postal emitido pela Iugoslávia

Aproveito, no entanto, para daquele modo externar meus votos de Próspero Ano Novo, no princípio da década de 2020. Este algarismo promove em mim certo sobressalto, como se o ano 20 fosse contado em dobro. É deste modo – em duplicação – que eles seguem: crédito em demasia e saúde bastante, para você, leitor desta post, e seus mais prezados.

FELIZ ANO NOVO

Página da revista "Tematica" (1986), sobre o tema Natal


Nenhum comentário:

Postar um comentário