CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, junho 04, 2022

SEGURANÇA PÚBLICA: 1942

Mais um tópico explanado pelo interventor Álvaro Maia ao presidente Getúlio Vargas, em Exposição referente a 1942, tratando de setor da Ordem Pública, no tocante aos "soldados da borracha".

Recorte da capa 

ORDEM PÚBLICA

Intensificaram-se as providências de acautelamento e de fiscalização no que se refere à manutenção da ordem em todo o Estado. Foram encaminhados para os seringais milhares de trabalhadores nordestinos na maior parte solteiros, probos e respeitadores em grande número, mas, também com uma leva avultada de elementos acostumados ao vício ou revoltados pelas circunstâncias do momento.

Recusavam-se a seguir para os seringais, desligando-se do Serviço de Abastecimento do Vale Amazônico (SAVA), estabelecendo pouso em Manaus e em outras cidades. A atuação vigilante da Polícia impediu que manifestassem as suas atividades.

São informações da Chefatura: "dos elementos estatísticos colhidos pela Secção competente, verifica-se que, em comparação com o ano anterior (1942), houve um decréscimo de cerca de 28% no total das prisões correcionais, chegando esse decréscimo, em alguns dos motivos, a atingir mais de 50%".

Em um movimento de tantas incertezas, em viagens por motores, navios, lanchas, em loteamento em seringais longínquos, onde os trabalhadores iam encontrar seringueiros antigos, houve 13 homicídios em todo o Estado e 73 ferimentos.

Há a notar que o policiamento no interior é feito por Delegados Gerais de Polícia nos municípios, auxiliados por subdelegados, inspetores e agentes distritais; apoiam-se ordinariamente em uma guarda municipal composta de 3 a 4 homens. Somente nas sedes municipais em que há pavilhões da SAVA, para distribuição de trabalhadores, há elementos da Guarda Civil e da Força Policial do Estado.

A Interventoria solicitou ao coronel [Exército] Nelson de Melo, então diretor do Departamento de Segurança Nacional, a designação de um técnico para reformar os serviços policiais no Amazonas: exerceu essas funções com superior critério o doutor Alberto Tornaghi, que apresentou os planos necessários à organização de uma polícia completa. A execução depende de situação financeira.

Barranco do rio Jutaí (foto Guenter Hengel)


O movimento dos estrangeiros eixistas [relativo ao Eixo] foi pequeno no Amazonas, conforme atesta a Delegacia de Segurança Política e Social. Basta dizer que foram concedidas apenas 9 guias de trânsito, sendo 3 a súditos japoneses, 3 a italianos e 1 a alemão. Entraram 33.818 passageiros; saíram 28.331. (...)

A Delegacia de Ordem Política e Social exerceu severa vigilância entre os elementos eixistas e indivíduos suspeitos de quinta-colunismo, sobre os quais pairavam denúncias de trabalho sobre o terreno contra o aumento da produção de borracha, agindo entre as correntes de trabalhadores aliciados para os seringais. Não houve propriamente casos concretos, de vez que a fiscalização coube também aos prefeitos, às autoridades espalhadas pelo interior e aos próprios seringalistas.

Relíquia do "mestre" Bala, que operava na ilharga 
de Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário