CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, junho 18, 2022

DESDE ONTEM, SÃO 76 PRIMAVERAS

 O feriado de Corpus Christi contribuiu grandemente para o festejo natalício deste blogueiro, quando foi iniciado o festejo. Ontem, sexta-feira, foi o dia da festa, que prossegue hoje e se encerra amanhã. Esta festa me traz à memória o fundador da Rádio Difusora, ocasião em que ele misturava os astros para informar que algum ouvinte ganhara mais um fruto "no pomar de sua existência".  

Se pudesse escolher, optaria por um biribá (doce, macio e de fácil digestão), porém, o que mais cresce é o abacaxi. Apesar de suculentos e doces, como dão trabalho os abacaxis... De qualquer modo, gratíssimo aos chegaram junto com um abraço ou um telefonema ou aquele pedaço de bolo. 

Registros do artista modelo 7.6

Compartilho a página com que me saudou Renato, meu irmão, inserida no livro em que ele reverencia nossa mãe Chicuta (Niterói: Ed. Autor, 2022), e lembra meu aparecimento no seio da família Manuel e Francisca Mendonça.

E assim, seguindo o rito da natureza, com as dores do parto se iniciando em manifestação, todos acreditavam que a criança nasceria na sexta-feira, 14, no primeiro dia da lua cheia, tal qual a mãe. Mas, o primeiro vaso do oleiro não estava totalmente pronto, faltava o retoque final do Criador, o requinte, por isso o primogênito só conseguiu receber o sopro da vida no dia 17 de junho, em plena segunda-feira da semana de Corpus Christi.

Nasceu sob as bênçãos dos santos juninos, entre o dia de Santo Antônio e o dia de São João, um saudável garoto com carinha de peruano; olhos amendoados, tez morena clara e cabelos negros, trazia também na sua bagagem, os genes do bravo povo nordestino.

Manoel correu à folhinha pendurada na parede para ler as efemérides daquele dia. Exclusivamente, interessava-lhe os santos homenageados, destacou-a e guardou no bolso. Mostrou à Francisca os nomes das personalidades: entre outros, estava São Manuel. Pronto! Seu compromisso de escolha estava consumado, um dos nomes fora selecionado.

Francisca, que já tinha em mente sua preferência, apenas adicionou. Repetiu várias vezes para sentir a melhor ordem, a melhor eufonia. Nasceu então, o Manoel Roberto.

Um comentário:

  1. Parabéns e que Deus continue a lhe abençoar e lhe inspirar a criar conteúdo para quem gosta de textos conexos e aprofundados. Debate e leitura boa, como você propõe, nos faz revisitar aqui e desejar sempre o melhor pra você. Forte abraço.

    ResponderExcluir