CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, junho 12, 2022

NOTA SOBRE O CORPO DE BOMBEIROS DO AMAZONAS

Conforme o título, a nota revela um detalhe dos Bombeiros Municipais, existentes em 1909. Convém lembrar que o Amazonas percorreu aquele início de século sob o governo dos irmãos Nery (1900-07), seguido da administração do coronel da PM Raimundo Afonso de Carvalho. Que foi sucedido por Antonio Bittencourt (1908-12), protagonista de sérios desastres na história amazonense. 

A notícia aqui compartilhada do Diário Oficial do Estado ocorreu em seu governo, apesar de que os "homens do fogo" estavam subordinados à Prefeitura de Manaus. De uma simples leitura pode-se perceber a indigência desse Corpo. E o edifício descrito na peça foi reconstruído, localiza-se no cruzamento da av. Sete com a rua da Instalação.


Em nossos dias, o Corpo de Bombeiros Militar é uma organização autônoma, integrante da Secretaria de Segurança do Estado.


Companhia de Bombeiros Municipais

 Diário Oficial, domingo,  21 de novembro de 1909                                                                    

 Insisto em ponderar que está sem materiais e em reduzido número de homens o Corpo de Bombeiros Municipais. Já vos tinha afirmado as suas precárias condições e agora aproveito o ensejo para lembrar-vos as dificuldades em que ficaram há pouco, no dia 19 de outubro, por ocasião do pavoroso incêndio que destruiu o prédio Kahn Polack.

Não há perícia e bravura que excluam a necessidade de bons aparelhos como sejam bombas, mangueiras, escadas etc., além da falta de homens, em momentos como aquele. Com os elementos que poderiam dispor, em frente ao maior incêndio que os anais da cidade registram em suas páginas, tudo fizeram digno de merecidos encômios; a falta d'agua abundante foi ainda um dos principais motivos de não se pode atacar eficazmente o fogo, que devorou, em poucas horas, o grande prédio.

Foi um fato aliás desagradável que veio patentear a carência em que estamos de dotar a Municipalidade com os recursos de que a Companhia de Bombeiros precisa. O aumento do número de praças, mangueiras e escadas, enquanto se espera que chegue a esta capital a bomba automóvel encomendada para Londres, suprirão as deficiências do momento.

Agora que ides votar a lei orçamentaria para o ano próximo futuro é conveniente que se consigne uma verba para aquisição de mais alguns aparelhos de pequeno custo. Com a importância de 60:000$000 que o Governo do Estado destinou em seu orçamento para 1910, a título de auxílio para melhorar as condições da Companhia, além de lhe dar a casa que serve de quartel, pode-se afirmar que os bombeiros municipais prestarão grandes benefícios à cidade.

Aqui consigno em nome da Municipalidade, os meus agradecimentos pela valiosa oferta de 100 metros de mangueira para incêndio, que fizeram os srs. Kiernam & Peters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário