CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, junho 26, 2022

PADRE NONATO & MONSENHOR PEDRO MOTTAIS

 Retirei esta coluna do Jornal do Commercio (edição de 10 de agosto de 1980), de autoria do padre Nonato Pinheiro. Meu interesse se deve às anotações sobre o sacerdote Pedro Mottais, que tive como reitor no Seminário São José. Lembro ainda que um destacado amazonense buscou comigo dados sobre o padre Mottais, o saudoso Ruy Lins que o conheceu na Faculdade de Ciências Econômicas.

Não se conhece o local e a data de sua morte, as últimas informações conhecidas são que vivia no estado de São Paulo, tanto que existe a rua Monsenhor Pedro Mottais, na cidade de Jundiaí.

Para saber mais: https://catadordepapeis.blogspot.com/2018/07/o-bispo-do-amazonas-dom-joao-da-matta.html 

Recorte da coluna citada 


 Fados, bodas & impressões

 Padre Nonato Pinheiro, da Academia Amazonense de Letras

BODAS DE OURO SACERDOTAIS

 

São muitos os que conhecem nesta cidade o sacerdote francês, naturalizado brasileiro, monsenhor Pedro Mottais, ora residente em Itanhaém, São Paulo, com seus 78 anos de idade. Neste domingo, 10 de agosto, está completando 50 anos de sacerdócio. Ainda jovem diácono, veio da Franca para servir como oblato, na Prelazia de Tefé, então administrada por monsenhor Miguel Barat, também francês, que exerceu naquelas plagas do Solimões um belo e diuturno apostolado.

O jovem diácono recebeu o sacerdócio na Catedral da Senhora da Conceição, aqui em Manaus, no dia 10 de agosto de 1930. Conferiu-lhe o presbiterato o santo Dom Pereira, o bispo de minha infância, de minha adolescência. Tinha eu meus 8 anos de idade, e foi a primeira ordenação sacerdotal a que assisti, acompanhando minha saudosa mãe, que era da Associação das Mães Cristãs da Catedral, cujo assistente espiritual era o próprio Bispo.

Depois de exercer seu ministério sacerdotal em Tefé, durante alguns anos, padre Pedro veio para Manaus, recebido pelo mesmo Bispo que o ordenara. Também serviu na administração diocesana de Dom João da Mata de Andrade e Amaral, de 1941 a 48. No governo metropolitano de Dom Alberto Gaudêncio Ramos foi incardinado na Arquidiocese, passando a pertencer oficialmente ao seu clero secular.

Entre os cargos que exerceu, lembro os seguintes: capelão da Beneficente Portuguesa, da Escola do Bom Pastor e do Colégio de Santa Dorotéia, vigário ecônomo das paróquias de Nossa Senhora da Conceição e dos Remédios, chanceler da Cúria, reitor do Seminário de São José, procurador da Mitra, consultor arquidiocesano. Dom Alberto Ramos conferiu-lhe o canonicato honorário. Dom João de Sousa Lima providenciou-lhe o monsenhorato, conferido pelo Papa João XXIII. O autor destas linhas estruturou a exposição de motivos, justificando o pedido.

São poucos os sacerdotes que chegam ao cinquentenário de sua ordenação. Congratulo-me pela ocorrência dessas Bodas de Ouro e dou o endereço do IUELLANS SACRUM LITANS, professor aposentado de francês da [escola] Sólon de Lucena: Rua Leão XIII.

"Ad multos annos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário