CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, julho 07, 2010

ASSOCIAÇÃO DOS VELHOS CORONÉIS (AVC)

Acredito que  foi o comandante da Polícia Militar, coronel Mário Ossuosky, que institucionalizou o hábito do almoço mensal de oficiais mais graduados e de sua simpatia em restaurante da cidade. Por isso, denominado de almoço dos cardeais.

Major Alfaia, capitão Nogueira e Orleilson, ontem, c1978

Claro que os não convidados reclamavam, sentiam-se discriminados e, por inveja ou outro sentimento, torciam para que a turma privilegiada sofresse aquela indisgestão. Mas, como o santo da turma era forte, nunca tal aconteceu. Acontecia quase sempre uma salutar ressaca.

Tenentes Osório, Carlos, Roberto, Ruy, Okada, Ilmar e Amilcar
- anteontem -, 1966

O comando de Ossuosky, o mais longo no Governo Militar, durou por quase cinco anos, a partir de 1975. Teve, pois, oportunidade para revolucionar a corporação, e conseguiu. Impulsionou-a em várias dimensões.  
Um dia, Ossuosky se foi, vieram outros comandantes do Exército, depois foram os da própria PMAM, mas uma turma manteve o hábito do almoço: velhos coronéis. (Cardeais hoje andam muito empenhados na defesa da fé).  Apenas, o encontro passou a ser mensal, na última  sexta-feira do mês, claro, depois que o salário entra na conta.

Coronel Valente e Abelardo, 2008

Quase sempre recebemos um convidado, que nos anima em prosseguir, apesar das restrições alimentares da maioria. E da baixa de algum integrante.
Fica aqui registrada a confraria dos velhos coronéis, que vai se reunir brevemente no Hotel Confort, em 30 de julho.
Você é nosso convidado.



Osório Fonseca (à esq) e Eber Rebello, 2009

Amilcar Ferreira e Ruy Carvalho, 2009



Alfredo Assante (falecido mês passado), José Cavalcanti e 
Romeu Medeiros (à dir)

Coronel Odorico Alfaia, sem restrições

Um comentário:

  1. Coronel,

    Parabéns pelo site e pelo belo registro do almoço dos cardeais.
    Meus cumprimentos aos senhores coronéis citados no post. Alguns deles me receberam quando voltei da escola de oficiais, outros acompanharam o começo de minha vida profissional. Tenho profundo respeito por todos eles.
    Meu abraço ao estimado coronel Vital. Homem digno, probo, equilibrado e policial militar vocacionado.
    abs
    GUTEMBERG ALENCAR
    CAP PM RR

    ResponderExcluir