CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, abril 22, 2021

DEMOLIÇÃO DO TABULEIRO DA BAIANA

 Existiam na praça da Matriz pela avenida Eduardo Ribeiro dois postos de gasolina e uma edificação, intitulada de Abrigo Pensador, mas alcunhada de Tabuleiro da Baiana, na qual funcionavam duas lanchonetes. Funcionaram até quando o prefeito Abrahim Lima (1971-75) decidiu reurbanizar a área. Diante da impertinência dos proprietários em não atender as normas municipais, recorreu à Justiça que decidiu pela municipalidade.

Assim, em abril de 1973, a equipe da prefeitura de Manaus interditou os estabelecimentos, aplicando-lhes uma lacração. Adiante veio a demolição e, desse modo, a cidade perdeu algo bem peculiar, como era o Tabuleiro.


Esta notícia foi compartilhada de A Crítica (13 abril 1973).

 


Os postos de gasolina "Avenida" e "Texaco" e as duas lanchonetes do Abrigo Pensador, situados na Av. Eduardo Ribeiro foram lacrados ontem pela Prefeitura Municipal de Manaus por intermédio de uma Ação Cominatória enviada pelo prefeito Frank Lima, à Justiça.

A operação começou às 10 horas de ontem, quando vários funcionários da Prefeitura se puseram a lacrar os imóveis da principal artéria de Manaus, construindo ao redor dos postos de gasolina vários cercados de madeira, como também ao redor das duas lanchonetes do Abrigo Pensador. Depois de terem executado a operação escreveram no madeirame com tinta preta: LACRADO PMM.

A DEMOLIÇÃO

Quanto à demolição dos referidos imóveis os funcionários encarregados da lacração informaram que isso ocorrerá dentro de breves dias, pois por enquanto "só recebemos a ordem de lacrar" disseram eles.

O prazo de 60 dias dado pela Prefeitura Municipal de Manaus expirou anteontem dia 16, quando os proprietários dos imóveis já deveriam ter desocupado aquela dependência e, por isso, ontem (logo no dia seguinte após o prazo terminado), o prefeito Frank Lima através da Ação Cominatória que deu entrada na Justiça, vencendo a causa ordenou que todos os imóveis existentes próximos ao Relógio Municipal fossem lacrados, ou seja: os postos de gasolina "Avenida" e "Texaco" e ainda as lanchonetes existentes no "Abrigo Pensador".

Conforme explicações dadas pelo governador municipal os responsáveis por esses imóveis da Av. Eduardo Ribeiro serão indenizados, pela perda que sofreram, pois o que não poderia ser admitido era que isso continuasse e fosse evitado de qualquer maneira a poluição no local e ao mesmo tempo deverá haver mais espaço para a nossa população caminhar pela artéria principal da cidade.

ESTACIONAMENTO

Depois de serem demolidos os imóveis da Eduardo Ribeiro é pensamento do prefeito Frank Lima, mandar construir no lugar dos postos de gasolina "Avenida" e “Texaco” e do "Abrigo Pensador” um moderno estacionamento para veículos.

Para tanto, o arquiteto Júlio Tupinambá já apresentou na Câmara Municipal, no mesmo momento em que o governador da cidade apresentava o plano para a demolição, o projeto do referido estacionamento que será construído em forma de "dentes", cabendo, em cada um, cerca de 42 veículos, todos em "fila indiana". Assim sendo, mesmo com o surgimento do estacionamento, a nossa população terá muito mais espaço para caminhar à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário