CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, abril 24, 2021

INCORREÇÕES EM JORNAIS

 Esta postagem traz duas publicações jornalísticas  lançadas na cidade com algumas incorreções. 

Começo pelo anúncio do restaurante, na verdade Garfo de Ouro, não “gafo”. E outros mais pecadilhos contra a língua materna, circulados uma edição de A Crítica, de abril de 1973.Este restaurante funcionou no entroncamento do atual complexo de Flores, advertindo que ao tempo inexistia a avenida Djalma Batista. Para melhor entendimento, ainda existe um ponto de referência, o atual quartel do Corpo de Bombeiros.

Anúncio circulado em A Crítica (abr. 1973)

Isso revela a inexistência de agência de propaganda, que me leva concluir que a “arte” era realizada na própria redação, para ser mais específico, era improvisada de toda maneira, diagramada em cima da hora, no corre-corre da redação. E que não havia controle de qualidade na publicação, após circular, que fazer? Enfim, mostra a pobreza dos periódicos locais

A segunda foto mostra o quartel da Praça da Polícia, exposta pelo Jornal do Commercio (4 abril 1973), aniversário da Polícia Militar do Amazonas. Aliás, era o primeiro ano em que a nova data da corporação era festejada. Porquanto, até o ano anterior, a PM celebrava sua criação em 3 de maio (1876).

Recorte do Jornal do Commercio (4 abr. 1973)

A chamada jornalística, cujo texto recordava o passado da aniversariante, nomeia a corporação por PMM. Como definir esta abreviatura: Polícia Militar de Manaus? ou Prefeitura Municipal de Manaus? De concreto, a abreviatura já definida era PMAM (Polícia Militar do Amazonas).

Outro detalhe: na foto aparece parte de um caminhão de transporte de pessoal da força estadual. Possuía uma construção exótica para nossos dias, pois a construção da carroceria permitia facilmente o desembarque dos policiais. Porém, não havia qualquer segurança. Coisas do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário