CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, março 24, 2021

WILSON RIBEIRO RAIZER (1927-2018)

Quando em 8 de fevereiro de 1980, o governador José Lindoso assinou o Decreto 4 819, criando o Pelotão de Polícia Feminina, gerou a terceira organização policial feminina no país. O próprio comandante-geral da PMAM, coronel EB Wilson Ribeiro Raizer, evangélico convicto e atuante, cuidou pessoalmente da instalação e dos primeiros passos do pelotão.

Duas marcas, a meu ver, este dirigente deixou na Força Estadual: 1) a criação da Polícia Feminina e 2) sua intensa pregação cristã. Acredito que coronel Raizer foi o primeiro comandante a irromper com a hegemonia católica. Tive sérios atritos com este chefe, porém esses dois atributos pude comprovar. Certa ocasião, o acompanhei em culto de sua igreja Batista, quando agradecemos ao Senhor pelo restabelecimento da saúde de um policial – meu subordinado – que fora gravemente acidentado.

Posse do coronel Raizer no comando da PMAM, presente
o governaador José Lindoso (foto de A Crítica, 14 maio 1979)


Dias desses, querendo saber o destino deste oficial, recebi por meio da cortesia do coronel PM Ewerton Amaral o texto que aqui compartilho. Acredito ter sido escrito pelos membros da igreja Batista, quando do falecimento do coronel diácono Wilson Raizer.

 

Recorte do discurso proferido quando do sepultamento

Às 17h30 do dia 3 de janeiro de 2018, na cidade de Brasília (DF), faleceu o coronel EB Wilson Ribeiro Raizer, nascido na cidade de Acioli (ES), em 9 de agosto de 1927, filho de Aurélio Raizer e Ester Raizer.

Ainda bem jovem saiu da pequena e pacata cidade de Acioli e foi para a capital do Estado, a fim de estudar. Após 3 anos de estudos, seguiu para o Rio de Janeiro a fim de cursar a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Rezende (RJ), onde realizou o curso com brilhantismo.

Já como oficial da Arma de Infantaria, passou a ser instrutor na própria AMAN, além de oficial Orientador da Associação dos Cadetes Evangélicos. Desde cadete, até chegar ao posto de coronel, destacou-se pela inteligência, integridade moral, capacidade de trabalho e senso de responsabilidade ao exercer as funções para as quais foi designado. Era estudioso, tanto que, além de sua formação acadêmica pela AMAN, graduou-se em Engenharia Civil e Administração de Empresas.

Serviu em diversas Unidades Militares: sediadas em Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Cristalina (GO), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Manaus (AM). Nas diversas funções exercidas, destacou-se como oficial instrutor. Prestou relevante serviço ao Exército Brasileiro ao servir no Comando Militar do Amazonas (CMA) e a comandar a CRM de João Pessoa (PB), a 42ª Companhia de Infantaria em Campina Grande (PB), a Polícia Militar do Amazonas, por duas vezes, a 32ª Brigada de Infantaria Motorizada em Cristalina (GO), subcomandante e comandante do DGP, em Brasília (DF) e, também, na Presidência da República.

Em  8 de janeiro de 2013, recebeu em Campina Grande, justa homenagem do 14° Regimento de Infantaria, pelo excelente trabalho desenvolvido durante a sua gestão naquela Unidade, no período de 26|07|1967 a 08|02|1971.

Casado com Zali de Oliveira Raizer, de saudosa memória, com quem viveu 60 anos de vida conjugal, sempre desenvolvendo a arte da boa convivência, o que fez fortalecer o grande amor do casal. Segundo informação da família, no Culto doméstico entoavam seus dois hinos prediletos: "Pão da vida, Pão do Céu" e "Finda-se este dia", ambos do Cantor Cristão (CC). Pai amoroso de Viviane, Valéria e Regina, sogro amigo de Marcos e César, avô de André, Artur e Cláudio César e bisavô das queridas Mila, Leila e Isla.

Crente consagrado, Diácono jubilado, membro da Igreja Memorial Batista, exerceu a beleza da humildade ao servir como soldado fiel do Exército de Cristo Jesus. A exemplo da frase do apóstolo Paulo, nosso amado irmão Raizer pôde dizer: "Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé." (II Timóteo 4:7). A ele se aplica o texto bíblico de Mateus 25:23 que diz: "Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito de colocarei; entra no gozo do teu senhor." A Igreja Memorial Batista, já sentindo saudade do irmão Raizer, louva a Deus pela sua vida preciosa e estende a mão fraterna à querida família, na certeza de que o poder do Espírito Santo consolará os corações entristecidos pela separação. Bom é saber que ele já se encontra no céu "e ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada, nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos." (Apocalipse 21:5).

Um comentário: