CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, março 12, 2021

PREFEITO DE MANAUS

Aproxima-se o centenário do movimento militar que deixou marca patenteada em Manaus. Refiro-me à Rebelião de Ribeiro Junior, que era tenente do Exército, movimento que alguns intitulam “revolução”, e que ocorreu em julho de 1924. Durou pouco mais de um mês. Sua detonação se deu na esteira da agitação nacional intitulada de tenentismo.

A chefia da rebelião afastou o governador interino, Turiano Chaves Meira, pois o titular – Cesar do Rego Monteiro – encontrava-se em Paris (FRA), em tratamento de saúde. Ribeiro Junior assumiu o governo e nomeou Prefeito de Manaus ao Dr. Francisco das Chagas Aguiar.

O chefe do Executivo já foi estudado com justeza, monumentalizado convenientemente; mas ora encontra-se num blecaute. De outro lado, o prefeito pouco foi mencionado. Por isso, estou compartilhando pequenos detalhes e a foto de nosso Prefeito, encontrados na revista Redempção (novembro 1932). 

Francisco Aguiar 

 Dr. Francisco das Chagas Aguiar, o prefeito de Manaus, durante a revolução de 1924. Era realmente um amazônida - ninguém melhor definiu o neologismo de Álvaro Maia. O estomago, que lhe deu grandes aflições, nunca teve influência sobre a sua consciência, sempre rebelada contra os maus administradores da sua terra.

FOI um valor, feito aqui mesmo. Grande professor de topografia, mineralogia e geologia e autor aplaudido de vários trabalhos científicos, entre os quais se destacam Atlas Celeste Aguiar, Lunário Perpétuo, e os Discos Hemerológicos. Pela Escola Agronômica de Manaus, mereceu um prêmio de viagem à América do Norte.

Recorte da revista Redempção

A Exposição do Centenário deu-lhe urna medalha de ouro, em virtude de um trabalho seu sobre astronomia. Nessa época, lá na metrópole, numa polemica pelas colunas de A Noite venceu o sábio Henrique Moritze.

Morreu, com 34 anos, respeitável e respeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário