CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, dezembro 22, 2018

PRAÇA RIBEIRO JUNIOR

Ribeiro Junior
Aproxima-se o centenário de um movimento militar, ocorrido em Manaus, em 23 de julho de 1924, que afastou do Poder o governador Cesar do Rego Monteiro (1921-24),  acusado de nepotismo e outros nefastos artifícios administrativos. Um dos chefes da rebelião - tenente EB Ribeiro Junior - assumiu o governo, que durou apenas um mês, porém, produziu resultados surpreendentes para o Estado. 
Seu nome ficou consagrado na história amazonense, tendo seus admiradores, enquanto vivos, lembrado nas letras e nos festejos seu nome.
Arlindo Augusto dos Santos Porto, um desses, ainda em condições de lembrar esse movimento, batalhou para que uma praça e um monumento fossem erigidos em memória deste soldado. E foram, conforme o compartilhamento abaixo. Todavia, a Praça Ribeiro Junior durou até o governo municipal de outro oficial, coronel EB Jorge Teixeira de Oliveira (1975-79), quando inovação urbanística na área central a suprimiu do mapa.

O texto do matutino A Gazeta (1º julho 1955) oferece detalhe da iniciativa do jornalista Arlindo Porto em prol da instalação da homenagem a Ribeiro Junior. 

Recorte do mencionado jornal


Um apelo vitorioso do nosso companheiro Arlindo Porto — O prefeito Walter Rayol sancionou a lei respectiva, no dia 25 último — A 23 próximo, aniversário da Revolução Redentora, a nova praça será inaugurada  

Chega ao seu término um encomiástico movimento há tempos iniciado pelo nosso companheiro Arlindo Porto, no sentido da cidade prestar uma homenagem, bem merecida, aliás, ao legendário comandante da revolução de 1924, que redimiu o Estado do Amazonas do guante oligárquico que se havia abatido sobre o seu povo, esfomeando-o, perseguindo-o, torturando-o, uma homenagem ao tenente Alfredo Augusto Ribeiro Junior.
O movimento encetado por aquele confrade, grande admirador da memória do revolucionário que instituiu o imortal “Tributo da Redenção”, ecoou perfeitamente no espírito de um outro “ribeirista”, o prefeito Walter Rayol, e este imediatamente atendeu as ponderações do nosso companheiro de trabalho, feitas em sucessivas crônicas, enviando mensagem ao Conselho da cidade.

Na manhã de hoje, a nossa reportagem apurou que no dia 25 último, depois de aprovada pela Câmara Municipal, foi sancionada pelo governador da cidade. A lei que dá à praça situada por trás do quartel da Polícia Militar do Estado, até então, um trecho da rua Floriano Peixoto, o nome de “Governador Ribeiro Junior”.

Soubemos mais que o confrade Arlindo Porto já esteve em entendimentos com o prefeito Walter Rayol, acertando este que a inauguração da placa da nova praça, será feita no próximo dia 23, aniversário da Revolução Redentora de 1924, em uma solenidade a ser realizada naquele local.

Em informações prestadas à reportagem, aquele jornalista anunciou a sua firme intenção de dar início a um movimento de subscrição popular, para a aquisição de recursos com que, em nome do seu povo, a cidade de Manaus homenageará Ribeiro Junior, fazendo erguer no centro da praça que agora tomou o seu nome, em um pedestal que ali já existe, o seu busto, em bronze, para perpetuação desse gesto com que a coletividade da capital amazonense renderá seu tributo de admiração ao valoroso campeão das liberdades públicas e da moralidade administrativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário