CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, dezembro 22, 2018

PROJETO RONDON

Capa da publicação, acervo
do Arquivo Público
O Governo Militar (1964-85) estabeleceu uma operação com universitários, visando que estes, conduzidos pelo interior do país, pudessem conhecer a realidade e, ao mesmo tempo, prestar algum auxílio advindos dos conhecimentos adquiridos. Subordinada ao Ministério do Interior, a operação piloto ocorreu em julho de 1967, contando com estudantes e professores da Universidade do Estado da Guanabara (em nossos dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro), da Federal Fluminense e Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

O "projeto" de fato funcionou, guardou apenas a nomenclatura, e cresceu substancialmente, porém, com o encerramento do Governo Militar, acabou por ser encerrado. No entanto, em 2005, o governo reacendeu esse trabalho, com a expectativa de que possa “integrar” o País.

A nota abaixo foi retirada do Almanaque Municipal Brasileiro, referente ao Estado do Amazonas, editado em 1970.

 PROJETO RONDON

O Projeto Rondon é um movimento surgido no meio universitário brasileiro, tendo por lema “Integrar Para Não Entregar”. Tendo como patrono Cândido Mariano da Silva Rondon, já está institucionalizado através do decreto n° 62.927, de junho de 1968, sob a forma de um Grupo de Trabalho, integrado por todos os Ministérios e debaixo da responsabilidade direta do Ministério do Interior.

É um movimento diferente de seus congêneres, não sendo inspirado ou copiado de outros, constituindo-se em uma atividade bastante complexa, dinâmica e com grande riqueza de potencialidade. Essas características justificam o processo com que vem sendo estruturado, de maneira progressiva e experimental, de acordo com as características peculiares ao nosso país, com a realidade e a magnitude de seus graves e complexos problemas socioeconômicos, e, particularmente, respondendo aos anseios, à maneira de ser, pensar e agir de nossa própria juventude.

Nada nele é imposto. Tudo é reflexo e resposta aos impulsos emitidos. Daí a grande dificuldade dessa estruturação não deformá-lo, burocratizando-o ou fazendo-o afastar-se da espontaneidade com que foi criado e de sua identidade com o pensamento dos jovens. É um programa de educação, ou melhor, de complementação prática da formação universitária.
Seu objetivo é a integração do jovem e da própria Instituição Universitária à realidade brasileira, de forma a que participem mais diretamente da problemática do Desenvolvimento da Integração Nacional e da Valorização do Homem. Sua forma de atuação é a do aprendizado indireto, através da prestação de serviços. Seu princípio básico, o do voluntariado.

O PROJETO RONDON não visa resultados imediatos e nem se propõe a resolver problemas de qualquer natureza, quando muito, presta apenas sua colaboração. O que pretende realmente é a formação de uma mentalidade nacional, através da motivação e do aperfeiçoamento prático e objetivo daqueles que serão, logicamente, os líderes de amanhã e de onde sairão, em todos os campos de atividade, os responsáveis pelos estágios, fortalecer a condução de nossos destinos. Procura-se, através desses estágios fortalecer nos jovens a consciência da responsabilidade social que adquiriram ao se incluírem dentre os que tiveram o privilégio do ensino superior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário