CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, dezembro 19, 2018

INCÊNDIO EM EDUCANDOS (2)



Rescaldo da área

O episódio acontecido em Educandos, nesta semana (17/12), segue recolhendo, além de imensos donativos, juízos. Um deles, foi tornado público pelo coronel da reserva Antonio Dias dos Santos, ex-comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, portanto, com ampla experiência no combate a incêndios.

Abaixo, em vermelho para lembrar a corporação, o compartilhamento:


Tragédia de Educandos

Cenário: incêndio em amontoado de casas/barracos de madeira construídos sem o menor planejamento, que desenham um sem fim de estreitíssimos becos (sem e com saídas). Os moradores desesperados tentando salvar seus pertences (colchões, máquinas de lavar roupas, botijas de gás etc.), tornam os becos intransitáveis. Os gases aquecidos sobem e encontram os ventos mais frios, reoxigenando o incêndio e provocando fortes correntes que alastram o fogo vertiginosamente.
Os Bombeiros podem até chegar em tempo razoável porém, não têm como evoluir no labirinto de becos entulhados e evitar a rápida propagação do fogo. Em meio à gritaria que dificulta a comunicação, as mangueiras, quando se consegue alguma evolução, são reduzidas a poucos metros pelo ziguezague que fazem nas curvas dos becos e nas pernas das palafitas, perdendo preciosa pressão.
A situação se complica tanto para moradores quanto para os Bombeiros que trafegam, quase sempre, em sentido contrário daqueles.
A saída é, em tempo de paz, urbanizar essas áreas, construir habitações com planejamento, deslocar o excedente populacional dessas áreas para outras apropriadas, tornando as áreas habitadas da cidade mais favoráveis à atuação dos órgãos prestadores de serviços de socorro.

Nosso Corpo de Bombeiros não tem a estrutura ideal para uma cidade com as proporções de Manaus, no entanto, esse cenário não é o indicado para medir a capacidade operacional da instituição.

Que Deus dê forças às pessoas prejudicadas para que sejam resilientes; a paz de espírito e sentimento do dever cumprido aos guerreiros do fogo e direcionamento às ações do Estado e do Município no sentido de repensarem e hierarquizarem as prioridades.

Visão do local no momento do incêndio


Nenhum comentário:

Postar um comentário