CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, março 06, 2012

Informativo do IGHA (3)

Cabeçalho do Informativo
Segue a reprodução do Informativo do IGHA, circulado em março de 2002, portanto, há dez anos. A edição estava a cargo do saudoso membro desta instituição cultural Ruy Alberto Costa Lins.
Com o título Momentos de nossa história, a coluna relacionava os eventos mais significativos da evolução do Amazonas. Adaptei o texto aos novos cânones gramaticais e exigências de publicação.

1969, 8 de março de 12
Fundação da TV Educativa, funcionando como escritório para fins de implantação da televisão. Foi ao ar a partir de 12 de março de 1971. Em 1978, toma a denominação de Fundação Televisão Educativa do Amazonas, sob a direção do professor Renan Freitas Pinto. Ainda sob sua direção, a TV passa a transmitir a cores. Segue instalada à rua Barcelos, s/n, no bairro da Praça 14.

Andre Vidal de Araújo

1975, 11 de março
Morre em Manaus o sociólogo André Vidal de Arjo. Homem possuidor de espantosa energia, com múltiplas atividades nos segmentos da cultura, da educação, da política, da literatura e da
magistratura
. Foi presidente da IGHA de 1973-76. São enormes as lembranças deste extraordinário homem, que viveu para servir e ser útil.

1976, 11 de março
Posse de Rodolpho Guimarães Valle, na Academia Amazonense de Letras, ocupando a Cadeira nº 31, cujo patrono é Raimundo Monteiro. Foi um dos mais proeminentes membros do IGHA, ocupando a Poltrona 45, cujo patrono é Rodolpho Garcia. Ocupou várias posições em sua diretoria, chegando a presidente no período de 1976-77.

1976, 26 de março
Falecimento do historiador Justino Marcos Marques da Silva, que ocupava a poltrona nº 21, cujo patrono é José de Anchieta. Fez parte de várias diretorias do IGHA.

1977, 12 de março
Celebrada a primeira missa na comunidade do conjunto Dom Pedro, pelo padre Celestino Ceretta, dando início à instalação da paróquia de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. A paróquia foi oficialmente instalada em 18 de maio de 1980.

1994, 25 de março
Junot Carlos Frederico
O Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, na presidência do
comendador Junot Carlos Frederico, realiza sessão solene comemorativo do aniversário de sua fundação, outorgando o título de sócio benemérito ao Dr. Amazonino Armando Mendes (atual prefeito de Manaus) e de sócio efetivo ao Sr. Luiz Maximino de Miranda Corrêa, que toma posse na Poltrona nº 39, do patrono Lobo d' Almada.

2001, 16 de março
Morre em Manaus o doutor Mário Jorge Couto Lopes. No IGHA, onde chegou a ser presidente em 1975, ocupou a poltrona nº 27, cujo patrono é J. B. Faria e Souza. No Informativo03 (nov.2001) prestamos justa homenagem na seção Memória e Saudade, quando registramos que seu nome e seu exemplo serão lembrados para sempre. Deixou muitas e enormes saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário