CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, maio 05, 2022

PADRE NONATO PINHEIRO: CENTENÁRIO (1)

No próximo dia 10 festeja-se o centenário de nascimento do padre Raimundo Nonato Pinheiro, nascido na capital amazonense, filho de seu homônimo e de dona Diana de Macedo Pinheiro. Toda família envolvida com a literatura regional. 
Igreja de São Sebastião, Manaus

Em homenagem ao aniversariante, reproduzo o artigo dele - em duas partes - , publicado em O Jornal, 9 de setembro de 1962, recordando o Jubileu de Ouro da Igreja de São Sebastião, adotada pelos frades capuchinhos da Úmbria/Itália

BODAS DE OURO

TRANSCORREU ontem, dia 8, festa da Natividade Nossa Senhora, o Jubileu da Paroquia de São Sebastião criada por dom Frederico Benicio de Sousa Costa, segundo Bispo Diocesano do Amazonas, no dia 8 de setembro de 1912. Sinto o imperioso dever de escrever duas linhas acerca do fausto evento. Trata-se da Paróquia do matrimônio de meus país e do meu batismo.

Na bela igreja de São Sebastião celebrei minha primeira missa rezada, no mesmo altar em que meus pais se uniram pelo vínculo do casamento indissolúvel. Recentemente, aí celebrei as missas de 7º e 30º dia em sufrágio da alma de minha santa e saudosa mãe, que a frequentava cotidianamente, para receber o Pão Eucarístico. É, pois, um templo evocativo para minha sensibilidade de cristão e padre.

A Paróquia é um núcleo de vida cristã. Nela se agregam os cristãos para a beleza e a plenitude da vida comunitária, em derredor do altar, sob a presidência do pároco. O altar é o centro, o foco irradiador, a mesa onde se dá a fracção do Pão, a diva e sacra esmola que deposita na alma os germes da imortalidade. (...)

A Arquidiocese de Manaus possui na capital 11 Paróquias: Nossa Senhora da Conceição (Catedral), Nossa Senhora dos Remédios, São Sebastião, São José, Santa Rita, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Educandos), Nossa Senhora de Nazaré (Adrianópolis), São Raimundo, São Jorge e São Francisco.

Quando dom Frederico chegou ao Amazonas, encontrou em Manaus apenas duas Paróquias: a de Nossa Senhora da Conceição e a de Nossa Senhora dos Remédios. Desmembrou o imenso território desta última e criou a Paróquia de São Sebastião, confiando-a ao zelo apostólico dos Revmos. Padres Capuchinhos.

O primeiro vigário de São Sebastião foi o saudoso frei José de Leonissa, santo capuchinho, cujo nome sempre pronuncio e escrevo com emoção. Abençoou as núpcias de meus pais no dia 19 de março de 1915 e conferiu-me o santo batismo. Ungiu ainda meu pai ao partir para a eternidade. Desempenhou mais de uma vez as funções de vigário. Sua piedade era edificante. Muito dado à oração e à meditação, passava longo tempo na igreja, recolhido e absorto. Entre suas devoções distinguia-se a da Via-Sacra, cujas estações percorria diariamente. Recordo-me do carinho com que assistia os enfermos e agonizantes. Recomendava aos paroquianos que sufragassem com frequência as almas do Purgatório. Sua missa era vagarosa: denunciava logo o místico, que vivia em Deus e para Deus. A cidade ficou a dever-lhe a construção das igrejas de Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora de Fátima, bem como a Casa da Divina Providência.

Outro capuchinho que exerceu durante longos anos as funções de vigário foi o seráfico frei Domingos de Gualdo Tadino, que teve a dita de celebrar suas Bodas de Ouro sacerdotais, cuja ocorrência mereceu à Paróquia a publicação de uma alentada polianteia.

Frei Domingos. era venerado em toda a cidade, nimbado de um halo de santidade. Não se ausentava do santuário, dividindo o tempo entre a oração (rosários sucessivos) e o ministério da confissão.  Sua figura ascética, de cabelos e barbas alvíssimos, era um imã prodigioso, que a todos atraia.

É que encarnava a própria bondade divina. Como a deusa de Virgílio se dava a conhecer pelo andar ("incessu patuit dea"), parece que frei Domingos se revelava no andar: passos delicadíssimos, quase vaporosos, como se fora um anjo caído do céu. (segue)

Para saber mais sobre o sacerdote autor do texto:

https://catadordepapeis.blogspot.com/2020/03/na-vespera-da-festa-da-padroeira-do.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário