CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, novembro 20, 2021

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A efeméride de hoje foi celebrada por diferentes manifestações. E por outro tanto de dados. Um deles, acentuava o número muito reduzido de negros na direção superior de instituições de diversos segmentos. Desse modo, observando os registros policiais, estou convicto de que foi o único Negro a exercer o comando-geral da Polícia Militar do Amazonas, até nossos dias.


Refiro-me ao coronel Manoel Correa da Silva, que comandou efetivamente esta corporação entre abril de 1951, nomeado pelo govenador Álvaro Maia, até abril de 1953. Exerceu ainda em outros reduzidos períodos, de forma interina.

Nascido em Pernambuco em fevereiro de 1894, ingressou na Força Estadual em 1911, na condição de soldado, obviamente atraído ao Amazonas encantado pela hevea brasiliensis. Sem que haja registro de sua formação escolar, foi promovido no ano seguinte ao posto de 2º tenente, enfim alcançando o posto de tenente-coronel em 1º de agosto de 1946. Há registro, o de que o coronel Correa concluiu o curso de engenheiro agrônomo, assim, sem data ou outra menção.   

Residiu por largo tempo na rua Lauro Cavalcante, na vila Georgete, que ainda

existe, a despeito da “invasão” sofrida. Coronel Correa, que faleceu em 22 de 

março de 1954, foi casado com Porcina Andrade Correa Silva (morta em 1964).

Nenhum comentário:

Postar um comentário