CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, novembro 20, 2021

CORPO DE BOMBEIROS DO AMAZONAS

 Ao final de 1998, o serviço de extinção de incêndios, então sob a jurisdição da Polícia Militar do Amazonas, obteve sua autonomia. Emenda Constitucional permitiu esse desfecho que foi celebrado com ampla e justificada euforia pela renovada corporação. Tanto entusiasmo levou, entre outras significativas mudanças, à criação de um Informativo, cujo primeiro número, datado de janeiro de 1999, trouxe em Editorial as novas diretrizes do CBMAM (Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas) assinado pelo comandante-geral tenente-coronel BM Nilson Pereira da Silva.


De encontro à modernidade, na busca constante da eficiência, e na persistente e obstinada perseguição ao ideal de bem servir, estamos iniciando uma nova página na história sempre repleta de bons exemplos e heroicas lições do Corpo de Bombeiros. Tenho uma dupla alegria: primeiro, a destinação histórica de ser, nesta nova fase, o comandante desta organização, e segundo, a certeza de que poderei contar com o mais rico, o mais produtivo e o mais moderno equipamento do mundo que são os integrantes deste sistema, ou seja, os oficiais, sargentos, cabos e soldados, já integrados pela força do trabalho e pela energia do sentimento na grande tarefa que a sociedade nos destinou, de sua proteção e de sua defesa permanente.

Mas, esta é a certeza do sucesso, teremos também novos equipamentos, mais modernos e competentes, para enfrentarmos todas as situações adversas com que o destino possa nos desafiar, na divina missão de salvar vidas e bens materiais. Vamos trabalhar com redobrada determinação de bem servir. Homens, corações, força e inteligência em movimento farão, com multiplicada ação, as máquinas diminuírem o impacto dos acidentes e incidentes sobre o nosso povo. (...)

O aquartelamento seguia o mesmo, porém a nova
denominação já se apresentava modificada 

A primeira batalha desta guerra já estamos vencendo. Trata-se da reformulação funcional e estruturação operacional que nos garante mobilidade e mais competência administrativa. Aqui merece, por uma questão de justiça, uma referência de gratidão ao Governador Amazonino Mendes que entendeu a necessidade da transformação e empreendeu, esforço pessoal e recursos, na metamorfose que hoje estamos assistindo.

O Corpo de Bombeiros, em particular, e a população do Amazonas, em geral, devem esta homenagem especial ao Governador Amazonino Mendes por mais uma etapa do dever cumprido. Agora compete, também de forma uniforme, a participação de toda a sociedade, seguindo as orientações e os cuidados que devem ser tomados para que os acidentes se tornem mais raros e suas vidas corram menos perigo. Cada cidadão tem uma tarefa e do seu zelo e de sua solidariedade surgirá uma comunidade mais segura e mais forte o que é, em última análise, a nossa função definitiva de existir.

Tenente-coronel BM Nilson Pereira da Silva – Comandante-Geral 

Nenhum comentário:

Postar um comentário