CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sábado, agosto 21, 2021

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA (AM)

 Assumiu o comando da Secretaria de Segurança Pública (AM), o general de divisão Carlos Alberto Mansur, substituindo o coronel PM Louismar Bonates, que deixa o cargo alegando “motivos de saúde”. Não se trata do primeiro oficial general a comandar esta Secretaria: o anterior foi Delio Mafra, nos primórdios da SSP.

Coube-lhe a iniciativa de desativar o centenário prédio da Chefatura de Polícia, existente na rua Marechal Deodoro. É isto que nos informa o magazine Polícia em Revista, editado em julho de 1973. O panegírico sobre o general Delio, para maior compreensão, vai abaixo:


 

A SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E SEU ATUAL TIMONEIRO  

Luiz de Rezende Neto


A Polícia Civil do Amazonas, até antes da redentora Revolução de 1964, era um setor da  pública administração que vivia entregue a sua própria sorte e sem esperança de melhores dias, visto que aquela época de baderna desenfreada, de desonestidade, de descrença, onde a troca de valores, o culto da mediocridade, a astucia para fáceis conquistas de posição e cargos, pareciam oprimir tudo e todos num verdadeiro descredito de confiança aos homens que tanto denegriram as nossas instituições democráticas.

Com o advento da mudança do regime de triste memória, sentimos de imediato o renascimento da Justiça, que passou a dominar como disciplina a ordem das liberdades humanas, impondo os bons costumes em função da vida democrática crista e extinguir, ao mesmo tempo, a corrupção, implantando as bases fundamentais da paz e do progresso dando possibilidade a todos os brasileiros a uma vida mais condigna e honesta! 

E a nossa Polícia Civil passou a ser olhada com carinho pelo poder Revolucionário. E aos poucos foi emergindo-se do charco em que lhe jogaram os pseudos-salvadores da Pátria.

Neste curto espaço de tempo de sua gestão a frente da Secretaria de Segurança Pública, S. Exa. muito tem feito e muito ainda fará em benefício do setor que tão dignamente dirige, graças a maneira eficiente, honesta e dinâmica com que vem exercendo o tão espinhoso cargo, em consonância com a política desenvolvimentista ditada pelo eminente governador Joao Walter de Andrade. 

Contando com a eficiente e leal cooperação das Polícias Civil e Militar, em perfeito entrosamento de imprescindível convergência, tendendo a acautelar a ordem e a tranquilidade públicas, conseguiu transformar uma expectativa inicial em franca realidade.

Para isso, no discurso inicial de sua investidura no alto cargo, em Palacio Rio Negro, expos com franqueza e honestidade, os princípios norteadores de sua agenda, concitando os homens dignos para a labuta árdua, mas nobilitante, das funções policiais. Com o seu pronunciamento másculo e oportuno, deixou bem claro que a sua maior preocupação, portanto, foi Segurança Pública de esforçar-se para achar a fórmula de integração, sob a égide do bom entendimento e harmonia e sem distinção ou predileções de todos quantos, compromissados na manutenção da ordem e segurança públicas, constituem exatamente a POLÍCIA, no rudimentar sentido do vocábulo.

0 povo amazonense, que ver no ilustre Secretário de Segurança Pública, um irmão de coração, nele deposita suas melhores esperanças. 

E graças as realizações do governador Joao Walter de Andrade, em prol da recuperação do Estado, foi nomeado em tão boa hora para dirigir a Secretaria de Segurança Pública o ilustre e benquisto general Delio Mafra, cujo homem público passou, de logo, a merecer da comunidade manauara o verdadeiro sentimento de admiração, amizade e respeito dado a sua probidade no cumprimento exato do dever, distribuindo a todos sem distinção de classe ou cor, justiça e revelando, apesar de sua lhaneza e fidalguia de trato, uma firmeza inabalável no cumprimento da lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário