CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

terça-feira, agosto 03, 2021

BATEDORES DA PMAM (3)

 Ainda em 1972, no comando do coronel Paulo Figueiredo, a Polícia Militar do Amazonas tornou a incluir duas turmas de oficiais R/2, a maioria amazonenses, mas alguns provenientes de Belém (PA) e outros do Nordeste (Fortaleza e Recife). Em novembro de 1973, então no comando do tenente-coronel EB Coutinho de Castro, a PMAM incorporou sete novos oficiais da reserva (R/2).

Francisco Correa, ainda aluno do NPOR; e subtenente
Nonato Bento, mencionado em post anterior

Entre estes, dois se destacaram como Batedores: tenentes Paulo Roberto Vital Menezes e José Francisco Bonates Correa. Este mais, porquanto havia servido na 12ª Cia PE, e, desse modo dispunha de amplas noções no manuseio de motocicleta militar. Na corporação estadual esteve sempre ligado ao policiamento de trânsito, no comando da Polícia Rodoviária (1984-87) e no do Batalhão de Trânsito (1997), sem contar sua passagem na direção-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Outro ligado ao policiamento de trânsito foi o hoje coronel da reserva Vital de Menezes. Integrou a equipe de batedores e passou pelo comando do Batalhão de Trânsito em 1992 e 1995. Esteve no comando do batalhão sediado em Itacoatiara, sua terra natal, e onde deve ter admirado com frequência a moto dirigida por seu genitor. Encerrou sua passagem pelo serviço público na direção da Secretaria de Segurança Pública.

Marco Aurelio e Cabral Jafra, ambos com uniforme do 
NPOR. Ambos batedores, citados em post anterior

Vital ainda pode oferecer mais sobre sua atividade como Batedor, já Correa faleceu ano passado. Todavia, a presença deste na corporação deverá ser esculpida, como patrono do atual Batalhão de Policiamento de Trânsito. O comando desta unidade promove a gestão junto ao comando-geral da PMAM pelo preito.

A história dos Batedores prossegue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário