CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, agosto 30, 2021

CONCEITO DE "CABOCLO" PARA JOÃO LEDA

 Publicado na revista Victoria Regia (abril de 1932), o longo artigo do autor de Faiscador de Vernáculo trata da linguagem de nossos indígenas e, na transposição para o segundo tópico, assegurava a existência de uma barafunda neste campo linguístico. Então, com a palavra o saudoso filólogo João Leda, que pertenceu a Academia Amazonense de Letras, para esclarecer a “etimologia de caboclo”.  

 


Como acertar, em semelhante barafunda, a etimologia de “caboclo”? Amadeu Amaral [Amadeu Ataliba Arruda Amaral Leite Penteado, 1875-1929], prudentemente, põe-lhe uma interrogação indicativa de quem tem dúvidas, e até a própria significação de caboclo não está ainda apurada, pois o rol de brasileirismos, inserto na Revista da Academia Brasileira de Letras (outubro de 1910) pergunta: é tapuia, gentio, mestiço de índio e português?

E onde haveria sido forjado o vocábulo? Na metrópole portuguesa, ou em terras da antiga colônia? Que significaria ele, primitivamente? Em que livro, genuinamente brasileiro, surgiu pela primeira vez?

Nossas investigações lograram averiguar somente que a palavra teve curso no alvará régio de 4 de abril de 1755, determinando que aos vassalos casados com índias ficava rigorosamente proibido dar o nome de “caboclos”, ou outro semelhante, que se pudesse tornar por injurioso. Da legislação portuguesa, portanto, se deduz que o vocábulo era tido como pejorativo e usado para designar o colono matrimoniado com indígena.

Recorte do texto publicado na revista Victoria Regia

Qual a trajetória semântica de “caboclo” e como fixar o seu significado fundamental através dos documentos escritos?

Aí fica um interessante problema a tentar as laboriosas pesquisas dos competentes.

Qualquer que seja a solução encontrada, o certo é que, em nossos dias, pelo menos na região amazônica, “caboclo” é a expressão viva do homem calmo, de admirável espírito de resignação, mas possuindo no mais alto grau as qualidades da resistência e da perseverança, que lhe permitem vencer a hostilidade circundante, sorrindo às rebeldias do vale e domando a temerosa braveza da selva. Março, 1932.

Nenhum comentário:

Postar um comentário