CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, agosto 22, 2021

REVISTA DO ISEA - 1987

 Ignoro o fim do ISEA (Instituto Superior de Estudos da Amazônia) inaugurado há 34 anos, em 10 de agosto de 1987, por iniciativa do governador Amazonino Mendes. Restou o prédio centenário que serviu de sede, ainda que transformado em Teatro da Instalação, que a pandemia tornou inativo.



O encargo pelo funcionamento do ISEA era dos governos da região amazônica, conforme descreve a revista ISEA, circulada por ocasião da inauguração do instituto. Na página aqui postada se pode anotar os nomes dos bravos governantes. 

 

Relação dos governadores da época


Na revista, foto do
ISEA

Um prédio construído no século passado, mas que foi totalmente restaurado, na rua da Instalação, é a sede do (ISEA). Tombado pelo Patrimônio Artístico e Histórico do Estado, o prédio seria transformado no Museu da História do Amazonas, ao lado do casarão onde se instalou a Província após a emancipação do Pará (hoje, em frente, funciona a chamada Feira das Frutas). Entretanto, as obras de restauração foram paralisadas há alguns anos e agora reativadas para a instalação da sede do ISEA.

A restauração dotou o edifício de sistema de ar-condicionado, elevador, hall, sala de espera, salão nobre, copa, subestação de energia elétrica, sala de imprensa, sala de apoio e um auditório com capacidade para 266 cadeiras, setor de Bibliografia e Documentação.

Quando funcionava há cerca de 20 anos, no prédio havia sapataria, relojoaria, a drogaria do "Velho Azaro" e até motel, mas antes de ser tombado serviu como residência.

A mencionada publicação traz, entre outros informes, a relação dos hotéis então operando em Manaus. 

Página da Revista do ISEA


Nenhum comentário:

Postar um comentário