CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, novembro 15, 2020

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Hoje - Dia das eleições municipais no Brasil. 

15 de novembro

1889 – Ocorreu a Proclamação da República no país, cujo fato sucedeu na então Capital Federal, conduzida pelos militares federais, à frente o marechal Deodoro da Fonseca. O distanciamento geográfico do Amazonas, entretanto, apenas permitiu que esta alvissareira notícia chegasse ao nosso porto seis dias depois. Lembro que, por ocasião da Independência, a notícia alcançou Manaus um ano depois (9 nov. 1823).

1893 – Inauguração do Diário Oficial, instalado na avenida Sete de Setembro, no edifício hoje ocupado pelo banco Bradesco, aos fundos da Biblioteca Pública. Em nossos dias, a Imprensa Oficial segue ocupando o tradicional endereço da rua Dr. Machado.


Edifício original onde foi inaugurada
a Imprensa Oficial, hoje Bradesco

1919 – Assume o comando da Força Policial do Estado, Alberto Duarte de Mendonça, capitão de infantaria do Exército, comissionado no posto imediato, vindo do 27 BC. De certo, um dos comandos mais curtos, pois permaneceu no cargo, não se tem registro das razões, até 18 de dezembro seguinte. Desse modo, não há foto na galeria dos comandantes, restando dele somente uma nota de rodapé. Foi substituído pelo tenente-coronel PM Octavio Sarmento, por sinal seu contemporâneo na Escola Militar, ao lado de Cândido Mariano.

1995 – Falece, em Manaus, o doutor Paulo Pinto Nery, descendente de marcante família no Amazonas, da qual saíram quatro chefes do Poder Executivo. Pinto Nery foi mestre da Faculdade de Direito do Amazonas, prefeito da Cidade e governador do Estado, e mais outros encargos na área do Poder Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário