CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

domingo, junho 14, 2020

AERONAVEGAÇÃO EM MANAUS


Um dado para a história da aeronavegação em Manaus, recolhido de O Jornal, de 15 de agosto de 1955. Em semelhante aeronave – quadrimotor – iniciei minhas viagens ao Sul do país doze anos depois. Leia com atenção a relação dos passageiros, muitos políticos em nossa cidade.

Fragmento do mencionado periódico

Lavrando mais um tento magnifico, na sua trajetória radiosa e positivando o seu interesse de servir sempre melhor, ao Amazonas, a Panair do Brasil S.A., “a maior rede aeroviária da América do Sul”, fará hoje, a inauguração de uma nova frequência entre Rio-Manaus e vice-versa, com os seus possantes e confortáveis “constellations”, desta tez em voo direto de menos de 7 horas.

Hoje, a inauguração da nova e arrojada ligação com os confortáveis “Constellations” daquela poderosa empresa de aeronavegação. Às 12,30 horas, a chegada do quadrimotor a esta cidade. A comitiva. Coquetel à imprensa

Manaus, portanto, face a essa arrojada iniciativa da Panair, ficará mais próxima da capital da República, o que é bastante significativo, donde as homenagens de justo reconhecimento que o povo amazonense há de prestar, logo mais, àquela poderosa empresa de aeronavegação, por ocasião da chegada de seu quadrimotor, dando início à nova frequência.

COQUETEL À IMPRENSÁ
Festejando o acontecimento, ontem à tarde, na boate Odeon, a Panair do Brasil, por sua agencia de Manaus ofereceu à imprensa um coquetel de confraternização. Foi uma reunião expressiva, a que estiveram presentes os homens de todos os jornais e emissoras locais, comungando da mesma alegria dos funcionários e companhia, pela grande inauguração de hoje.
Falaram na oportunidade, saudando os jornalistas, o nosso confrade Fernando, do Departamento de Publicidade da Panair, e, agradecendo em nome dos jornalistas, o confrade Arlindo Porto. Ambos, foram muito felizes nos seus improvisos.

PASSAGEIROS DO “CONSTELLATION”
Da viagem inaugural, como passageiros já confirmados, participarão os srs. Cyolon Rosa, senadores Vivaldo Lima e Mourão Vieira, sra. Derclée Vieira; deputados Antero Riça, Pereira da Silva, Josué Claudio de Souza, Manuel Barbuda e senhora, Antonio Maia e senhora, Georges Galvão e senhora, e Antunes de Oliveira; senhores Higino Costa, Geraldo Bracsak, jornalistas Ramayana de Chevalier e Aguinaldo Archer Pinto, senhora Eugenia Thomas, dr. Valentim Rouças, Jandira de Castro, Roberto Cohen, Samuel G. Wood, Luís Pontual Machado, chefe do Departamento de Propaganda da Panair, sra. Úrsula Pontual Machado, Tibiriçá Pires, dr. Argemiro Hungria Machado, diretor-presidente da Panair do Brasil, e Andrea Limongi.
É possível que também participem da inauguração do voo direto entre o Rio e Manaus, pois as passagens estavam aguardando sua confirmação, dr. Alcides Vidigal, brigadeiro Armando Abrim, Trajano Mendes e brigadeiro [Eduardo] Gomes, ministro da Aeronáutica.

A CHEGADA DO APARELHO
O “constellation” da Panair do Brasil, na sua viagem de hoje, deverá chegará esta capital por volta das 12h30, retornando após o seu reabastecimento, já levando passageiros para o Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário