CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, novembro 16, 2018

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Fachada da igreja 

A postagem foi compartilhada da revista Arquidiocese, edição de julho passado, cujo texto pertence ao Érico Pena e a foto ao Epifanio Leão. Frequento este templo localizado a Rua Ferreira Pena, desde o paroquiato do Padre Luiz Gonzaga de Souza, de quem fui contemporâneo no Seminário São José (1956-65). Por isso, tomei a liberdade de corrigir a presença do padre Mauro Cleto na paróquia de Santa Luzia.
Estive envolvido ainda com a atuação do padre Luiz Augusto de Lima RUAS, devido a uma publicação biográfica sobre o mesmo. 

A quem interessar, o periódico informa o horário das Missas: Domingo – 8h e 18h / Sábado – 18h / Terça e Sexta – 19h.

Recorte do mensário Arquidiocese

Localizada no Centro Histórico da Arquidiocese de Manaus, a paróquia Sagrado Coração de Jesus é sem dúvida uma das mais conhecidas e, a festa do padroeiro é uma das mais tradicionais da Arquidiocese de Manaus, que acontece na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi, reunindo fiéis dos quatro cantos da cidade que participam da famosa procissão, sempre realizada às 5h30 da manhã, seguida da Santa Missa.

A paróquia foi inaugurada solenemente em 25 de junho de 1954, ainda como capela pertencente a Catedral Nossa Senhora da Conceição. Em 1° de maio de 1970, o padre Luiz Gonzaga de Sousa, mais conhecido como Pe. Sousa, é ordenado sacerdote e nomeado para assumir a comunidade. Em 1972, os comunitários realizam uma campanha para reformar a capela e, em 3 de maio de 1980, tornou-se paróquia.

Em 1983, Pe. Luiz Augusto de Lima Ruas tomou posse como novo pároco, trazendo em sua bagagem um grande conhecimento litúrgico, teológico e eclesial. Em 1987, Pe. Tiago Souza Braz foi empossado pároco, permanecendo por nove anos, incentivando a criação das pastorais, formação de ministros da Palavra e Eucaristia, reativação do Conselho Paroquial e reformulação do arraial do padroeiro.
Também estiveram à frente Pe. Caetano Borges Secundino (1996 a 2000); Pe. Mauro Cleto (2000 a 2004), exercendo paralelamente o cargo de Secretário-Geral da Arquidiocese e pároco de Santa Luzia [possivelmente a de São Lázaro]; Pe. Raimundo Carlos Góes (2004). Depois retornou Pe. Sousa, que ficou até 2017, quando assumiu o Pe. Francisco Carlos Batista de Souza (Pe. Chicão).
Atualmente tem por pároco o Pe. Marcos Aurélio Veras.
SOBRE O PÁROCO
Marcos Aurélio da Frota Veras é um padre diocesano, formado pelo Seminário São José (atualmente é o ecônomo) sendo ordenado no dia 14 de junho de 2015. “O meu chamado se deu no percurso da minha caminhada no seio da Igreja, onde eu descobri que meu lugar é servindo as pessoas por meio do ministério ordenado", disse o pároco. Antes de assumir como pároco do Sagrado Coração, Pe. Marcos foi vigário paroquial na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Manaquiri; na Área Missionária Santa Helena, bairro Novo Israel; e na Área Missionária Nossa Senhora dos Navegantes, bairro Mauazinho.
"Ser pároco é viver uma experiência familiar, é viver em união com os comunitários. É viver como família e ser unidos como irmãos", comentou Pe. Marcos, sobre a experiência de ser pároco pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário