CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quarta-feira, fevereiro 07, 2018

PMAM: POLÍCIA FEMININA

Recorte do mencionado jornal

A Polícia Feminina surgiu na PMAM em 1980, quando o governador José Lindoso, atendendo indicação de sua esposa Amine Lindoso, deliberou pela sua criação. Em 8 fevereiro daquele ano, baixou o decreto nº 4819, com essa finalidade.
Amanhã, portanto, a PF completa 38 anos de presença na instituição policial amazonense e, para lembrar essa efeméride, compartilho a edição de A Crítica (16 julho 1983).



Mais uma turma de soldados PMs femininos foi formada ontem, no quartel do 1° Batalhão de Polícia Militar, tendo como primeira colocada a soldado Margareth Cabral [depois concluiu o CFO, estando aposentada no posto de coronel]. O major Mar [falecido coronel em final de janeiro passado], comandante do CFAP — Centro de Formação e Aprimoramento de Praças, em sua ordem do dia lembrou "que a melhor arma utilizada pela Polícia Feminina ainda é o sorriso, pois a altivez militar jamais deve apagar a candura peculiar da mulher, muito pelo contrário dar-lhe-á mais colorido e equilíbrio".
A solenidade foi presidida pelo coronel Hélcio Rodrigues Motta, comandante-geral da Polícia Militar, e prestigiada pelo coronel Henrique Lustoza, secretário de Segurança Pública, oficialidade da PM e grande número de populares, na maioria amigos e familiares das 29 novas milicianas da Polícia Militar.

 TURMA "SORRISO"
Depois da leitura da ordem do dia do major Mar, em que o oficial comandante lembrou que "a melhor arma utilizada pela Polícia Feminina ainda é o ‘sorriso’, pois a altivez militar jamais deve apagar a candura peculiar da mulher", a turma "Sorriso" prestou juramento e desfilou em continência ao comandante-geral da PM. Antes do encerramento da solenidade foram entregues prêmios às três soldadas (sic) primeiras colocadas no curso de formação de praças, Margareth Cabral, Rita Cley Chaves e Maria de Lourdes Costa dos Santos, que receberam suas lembranças das mãos dos coronéis Hélcio Motta, Henrique Lustoza e Pedro Câmara, chefe do Estado-Maior da Policia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário