CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

segunda-feira, fevereiro 19, 2018

EDUCANDOS E A POLÍTICA

As campanhas políticas oferecem cada sonho ao eleitor, como o daquele candidato a prefeito que prometeu transformar Manaus em Veneza, aproveitando os igarapés do Centro Histórico. Ficou na plancheta.
No entanto, o Governo Militar também fez das suas promessas mirabolantes. Reproduzo uma destas, compartilhada do extinto jornal A Notícia, de 8 de abril de 1970. 

Recorte do citado periódico

Uma avenida de 12 pistas, e em que deverá ser transformada a margem do igarapé de Educandos, ligando a foz desse igarapé à avenida do Contorno, segundo o plano em estudo e que deverá ser executado através de um convênio do qual farão parte o Departamento Nacional de Obras e Saneamento [DNOS], Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia [Sudam], Superintendência da Zona Franca de Manaus [Suframa], bem como o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus.

ORDEM PARA PLANEJAR
Ao que apuramos em fonte merecedora de todo o crédito,  
cientificado do plano de saneamento dos igarapés que recortam a cidade de Manaus, particularmente da construção daquela avenida, o ministro Costa Cavalcante, do Interior, manifestou-se plenamente de acordo, tendo recomendado, inclusive, fosse feita a minuta daquele convênio, que poderá ser assinado em sua presença, quando de sua viagem a Manaus, no próximo mês de junho.

LOCALIZAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES
Trabalhos iniciais já foram efetuados, constando do levantamento fotográfico das margens dos igarapés de Manaus, da Segunda ponte, da Ponte de Ferro e de Educandos, sendo focalizados no mapa aerofotogramétrico todas construções concluídas ou em construção, localizadas nas margens dos referidos igarapés, que serão transformadas em avenidas.
Tal trabalho, além de se destinar a orientar os trabalhos de saneamento a serem executados, visa, também à avaliação das mesmas construções para efeito de indenização e demolição, ao que não terão direito aqueles que fizerem qualquer obra após aquele levantamento aerofotografico e que, consequentemente, não constar do mapa respectivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário