CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, fevereiro 08, 2018

COSME E DAMIÃO (3)



Já escrevi aqui que o policiamento tipo Cosme-e-Damião implantado na cidade de Manaus, em 1957, repercutiu positivamente na sociedade. As reportagens dos periódicos locais registraram o acerto do comandante da Força Estadual, major do Exército Cleto Veras (foto). 

Compartilho o texto de Denise Cabral, igualmente aprovando a medida, que publicou em sua revista mensal Manaus Magazine (Ano 2, nº 31  set/out 1957).

 
Recorte da citada edição
 O coronel Cleto Veras, à testa do comando da Polícia Militar, vem desenvolvendo um programa proveitoso, onde se destaca a ordem e o respeito, em torno de um trabalho meticuloso, atacando todos os setores da referida corporação.
Fatos importantes realizados sob a orientação do coronel Cleto Veras, destacamos o funcionamento no próprio Quartel, de uma escola para os filhos dos praças, com um aproveitamento bastante concorrido.
Continuando a consideração pela pessoa humana, o coronel Cleto Veras, providenciou aproveitamento do nível mental dos graduados, estando em funcionamento no próprio Quartel, o Curso de Candidatos à Cabos. De acordo com o aproveitamento demonstrado, seguiram para Belém, a fim de fazerem o Curso de Aperfeiçoamento, dois sargentos.
Atacando a disciplina necessariamente exigida pela farda, o coronel Cleto Veras tem feito uma seleção rigorosa nos voluntários à Polícia, tendo expulsado os maus elementos que subiam à cifra de 55 homens.
Não esquecendo o fator economia fundou e já funciona o armazém de comestíveis e outros gêneros, a preços vantajosos, para todos os componentes da Policia Militar, preços inferiores ao vendido na praça de Manaus.
Dentre o programa elaborado, pelo brioso coronel Cleto Veras, houve a recuperação total de carroceria de um caminhão e diversos consertos, assim como pintura completa nos demais veículos da corporação e a valiosa compra de uma motoneta, para a supervisão do serviço profícuo levado a efeito pela dupla Cosme e Damião. Adquiriu também material para uso dos efetivos da Milícia.
É de bastante pasmo, a vida econômico-financeira da Polícia Militar, sob a direção do coronel Cleto Veras, pois a corporação não deve ao comércio e tem ótimos depósitos no Banco do Brasil e no Banco Popular, sendo no primeiro de Cr$ 536.526,20 e, no segundo, Cr$ 16.255.60.

Dirige o coronel Cleto Veras, com confiança e harmonia a nossa Polícia Militar, não esquecendo de oferecer aos componentes da mesma, recreio para o corpo e alma e, para tanto, vem realizando nas datas magnas do ano — Dia de Tiradentes — Dia de Caxias — Dia da Pátria, festas dançantes, homenageando dessa maneira os seus comandados e respectivas famílias.
No festejo do 1º ano da formação de Cosme e Damião ofereceu ao referido contingente, um banquete de confraternização pelo trabalho em prol do policiamento da cidade, pela dupla já tão conhecida e respeitada.
Achando poucos os elementos para o policiamento da cidade, aumentou o quadro dos Cosme e Damião, com o objetivo único de melhorar consideravelmente o policiamento da cidade, atualmente conta Manaus com uma vigilância contínua, durante as 24 horas, desempenhada por estes homens esforçados e dignos, escolhidos entre os melhores, que desenvolvem corretamente uma ronda eficiente e notável, digna de encômios, em virtude da confiança que neles deposita a população, está contristado pela situação dos mesmos, em relação ao ordenado, em virtude de estarem percebendo salários inferiores aos dos Guardas Civis.
A conservação do jardim da Praça da Polícia, os melhoramentos efetuados no mesmo, como sejam pintura a óleo nas cercaduras, carinhosa assistência aos canteiros, organização de um pequeno zoológico, para distração da petizada e do público em geral, são atestados louváveis de uma sã administração.
O coronel Cleto Veras é um administrador de pulso e não esquece o mínimo detalhe, desde a cozinha, onde mandou reparar o fogão e as chaminés, até o salão de honra, onde o brilho do enceramento é notado, em tudo está a marca da sua orientação. É de pasmar a organização do boletim e a escrituração de todo o material da Corporação, levado a efeito pelo dinâmico coronel Cleto Veras. Finalizando, na conversa mantida com o mesmo soubemos das pretensões que tem em dar início, dentre poucos dias, da pintura geral na parte externa do Quartel, bem como, de acordo com os propósitos do prefeito da Capital, professor Gilberto Mestrinho, inaugurar para a petizada baré, um Parque Infantil.
No desejo de ampliar o conhecimento dos oficiais, visitou a região petrolífera de Nova Olinda e a Refinaria da COPAM, com o objetivo de aprendizagem, ampliação de conhecimentos dos oficiais sob a sua profícua orientação.
Como se pode ver, neste pequeno relato, o coronal Cleto Veras é um elemento de valor na administração sadia do Dr. Plínio Ramos Coelho, que dado às suas qualidades intrínsecas merece a completa confiança do digno Governador do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário