CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

quinta-feira, fevereiro 22, 2018

CORONEL CÉLIO NOGUEIRA (1947-2018)


A associação dos velhos coronéis (AVC) perdeu mais um de seus membros. A indesejada alcançou ao coronel reformado Célio Nogueira da Silva (nascido em 4 de setembro de 1947).

Coronel Célio Nogueira (primeiro à esq.), 26 janeiro
O coração do velho coronel deu sinal de fraqueza e, por poucos dias, conseguiu manter uma luta desigual contra a enfermidade. Apesar dos cuidados aplicados, sucumbiu, para a tristeza de seus familiares e dos colegas mais diletos. Com destaque, aqueles que se reúnem na última sexta-feira de cada mês.

Célio ingressou na Polícia Militar do Amazonas em outubro de 1972, depois de concluir o NPOR/67, e enfrentar a batalha do emprego. Dedicou-se com afinco ao Trânsito de Manaus, em decorrência, conhecia com profundidade o Código Nacional de Trânsito. Esteve neste mister, incluindo sua atuação no Detran, como examinador, por variados períodos.

Era exigente, disciplinado, convém repetir o chavão militar – era caxias. Não dava desconto, cumpria o estabelecido na legislação. Quem o conheceu na lide ou trabalho ao seu lado sabe desse atributo do coronel Célio.
Há exato um mês, a AVC almoçou no Bosque. Célio estava presente, cumprimentou a todos, fez troça com os amigos. Abraçou a todos como de hábito. Tornou-se a derradeira despedida.

A foto que ilustra o post pode ser a última de nosso saudoso colega. Eu a realizei no almoço, pensando num trabalho próximo, que, creio, devo me apressar pois a convocação da eternidade é desconcertante.

Saída do cortejo fúnebre da sede do Comando Geral, em Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário