CATANDO PAPÉIS & CONTANDO HISTÓRIAS

sexta-feira, janeiro 19, 2018

PMAM NA IMPRENSA

Coronel Flavio Rebello,
ex-chefe do EMG
Durante anos, o matutino A Crítica, na edição dominical, publicava uma coluna com notícias das Forças Armadas e da Polícia Militar do Estado (o Corpo de Bombeiros integrava a PMAM). O responsável pela redação era o jornalista Rubilar Santos que, na condição de fotógrafo, era empregado na Assembleia Legislativa e cuidava no periódico do arquivo das imagens. Há pouco deixou o jornal, todavia continua na Assembleia.
Oriundo de Belém do Pará, aqui chegou após concluir lá o CPOR e vir prestar o estágio em Manaus. Ingressando na redação do Calderaro, construiu farta amizade com oficiais da PMAM, por isso, sua capacidade em obter informações autênticas. Também desfrutei da amizade do Rubilar, quando pude vasculhar o arquivo do mencionado jornal.
Esta postagem compartilha a edição de 4 de julho de 1976. 



ASSESSOR POLICIAL
Por Decreto Governamental de 11 de junho de 1976, o Exmo. Sr. Governador do Estado do Amazonas colocou à disposição da Secretaria de Estado de Segurança Pública, como Assessor Policial, o coronel PM Flávio Augusto da Silva Rebello (foto), que exercia na Polícia Militar as funções de Chefe do Estado-Maior Geral.

CHEFE DO ESTADO-MAIOR
Por ato do Sr. Comandante-Geral da PMAM, foi nomeado para as funções de Chefe do Estado-Maior Geral da Corporação o tenente-coronel PM Hélcio Rodrigues Motta, que comandava o 1º BPM. O TC PM Hélcio possui os seguintes cursos: Escola de Formação de Oficiais e Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Polícia Militar da Guanabara; Curso Superior de Polícia, na Academia de Polícia Federal, em Brasília; Estágio de Informações, no Centro de Estudos de Pessoal do Exército. É acadêmico do Curso de Estudos Sociais.

COMANDANTE DO 1º BPM
Major PM Mael Rodrigues de Sá passa a responder pelo comando do 1º BPM. O major PM Sá possui os seguintes cursos: Curso de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército, NPOR/66; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Academia de Polícia Militar-SP; de Guerra na Selva, no COSAC. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UA.

CLUBE DOS OFICIAIS
Clube dos Oficiais da Policia Militar ofereceu ontem um churrasco regado a Chopp da Brahma, aos seus associados, em sua sede no Aleixo. É a nova diretoria do COPMAM que, com a colaboração de todos os oficiais da PMAM, está impulsionando o Clube, a fim de proporcionar a todos mais uma opção para o sadio entretenimento e lazer.

CENTENÁRIO
Corpo de Bombeiros da PMAM comemorará no próximo dia 11 de julho, 100 anos de atividade em prol do Amazonas. O major PM Ilmar [dos Santos Faria], comandante do CB, já está distribuindo a programação, que está de fato compatível com a grandiosidade da data.

DIA DO BOMBEIRO
Corpo de Bombeiros da PMAM comemorou com bastante simplicidade o Dia Nacional do Bombeiro, com formatura geral e leitura da Ordem do Dia do comandante do Corpo. A solenidade foi presidida pelo Sr. Comandante-Geral da PM, coronel Mário Perelló Ossuosky.

SOLDADOS
Em solenidade realizada no Quartel do 1º BPM, na última terça-feira, onde aquela tradicional OPM da PMAM, entregou a coletividade mais 121 soldados PM. Da programação constou — Formatura Geral, competições esportivas, churrasco de congraçamento e, à noite, foi oferecido um Baile aos familiares dos novos PM, no salão de baile do 1º BPM.

JOGOS UNIVERSITÁRIOS

O aspirante a oficial Ary [Renato] do Comando Geral estará seguindo junto com a Delegação Universitária Amazonense, a fim de disputar os Jogos Universitários que se realizarão, de 17 a 29 do corrente, em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário